O nexo de raça e classe no ensino de Língua Inglesa
Das ordens de interação às ordens do ser
Resumen
Este trabalho contribui para os estudos de raça e classe no Ensino de Língua Inglesa (ELT), analisando a produção local de significados em encontros pedagógicos mediados por livros didáticos internacionais, tendo como foco as hierarquias ocupacionais racializadas no Brasil. Procuramos situar estes significados nos quadros interpretativos fornecidos a partir das experiências de duas estudantes universitárias negras, de primeira geração, que conectamos com histórias desumanizantes de relações de trabalho e representações limitadas em livros didáticos. Os resultados sugerem que, por confiar em livros didáticos de circulação mundial, o ensino da língua inglesa no Brasil apresenta cenários interacionais que são, muitas vezes, espaços de discriminação racial. Seguindo o conceito de opressão racial, proposto por Grosfoguel e Sousa Santos, identificamos as ordens de racialização do ser como uma categoria analítica que permite fazer conexões entre a política econômica e o ensino de línguas, inclusive dentro de esforços pedagógicos antirracistas.
Palavras-chave: Análise de livros didáticos; política econômica; racialização; classe social; estudos decoloniais
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