O nexo de raça e classe no ensino de Língua Inglesa

Das ordens de interação às ordens do ser

Autores/as

Resumen

Este trabalho contribui para os estudos de raça e classe no Ensino de Língua Inglesa (ELT), analisando a produção local de significados em encontros pedagógicos mediados por livros didáticos internacionais, tendo como foco as hierarquias ocupacionais racializadas no Brasil. Procuramos situar estes significados nos quadros interpretativos fornecidos a partir das experiências de duas estudantes universitárias negras, de primeira geração, que conectamos com histórias desumanizantes de relações de trabalho e representações limitadas em livros didáticos. Os resultados sugerem que, por confiar em livros didáticos de circulação mundial, o ensino da língua inglesa no Brasil apresenta cenários interacionais que são, muitas vezes, espaços de discriminação racial. Seguindo o conceito de opressão racial, proposto por Grosfoguel e Sousa Santos, identificamos as ordens de racialização do ser como uma categoria analítica que permite fazer conexões entre a política econômica e o ensino de línguas, inclusive dentro de esforços pedagógicos antirracistas.

Palavras-chave: Análise de livros didáticos; política econômica; racialização; classe social; estudos decoloniais

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Biografía del autor/a

Gabriel Nascimento dos Santos, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), professor de Língua Inglesa/Ensino de Línguas/Campo da Educação na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), é autor dos livros “Racismo linguístico: os subterrâneos da linguagem e do racismo” (Letramento Editorial), “O Maníaco das Onze e Meia” (Editora Multifoco) e “Este fingimento e outros poemas” (Editora García).

Joel Austin Windle, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutor em Educação (The University of Melbourne, UNIMELB, Austrália), professor do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas e do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal Fluminense, onde também coordena o Núcleo de Estudos Críticos em Linguagens, Educação e Sociedade (NECLES), é editor da série New Perspectives on Language and Education pela editora Multilingual Matters, e editor associado das revistas Trabalhos em Linguística Aplicada e Critical Studies in Education.

Luciana Maira de Sales Pereira, Instituto Federal do Acre (IFAC)

Graduada em Letras Licenciatura (habilitação Português, Inglês e Espanhol) pelo Centro Universitário do Norte Paulista - UNORP, Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Letras Linguagem e Identidade da Universidade Federal do Acre/UFAC, atua nas áreas de semiótica, estudos da tradução, estudos culturais e pós-coloniais, multimodalidade e multiletramentos aplicados ao ensino-aprendizagem de Língua Inglesa. É docente de Língua Inglesa do Instituto Federal do Acre, líder do Grupo de Pesquisa em Estudos Linguísticos, Literários e de Tradução - GELLT/IFAC, vice-líder do Grupo de Pesquisa em Semiótica Peirceana da UFAC e tradutora.

Publicado

2020-12-16

Cómo citar

Nascimento dos Santos, G., Austin Windle, J. ., & Maira de Sales Pereira, L. (2020). O nexo de raça e classe no ensino de Língua Inglesa: Das ordens de interação às ordens do ser. Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 1(2), 681–707. Recuperado a partir de https://revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/10325