Sobre la revista

Foco e Escopo

A Abatirá – Revista de Ciências Humanas e Linguagens é um periódico semestral, eletrônico, da Universidade do Estado da Bahia, Campus de Eunápolis. Publica artigos inéditos resultantes de pesquisas científicas e resenhas de livros. Seu objetivo é divulgar pesquisas e estudos vinculados às Ciências Humanas e Linguagens, especialmente em interface com a área de educação e ensino, desenvolvidos por pesquisadores do Brasil e do exterior. A revista não cobra nenhum tipo de taxa para a publicação dos artigos.

O nome Abatirá é uma homenagem a um subgrupo dos indígenas Aimorés que, segundo a etnologia brasileira, viviam nas matas do território da antiga Capitania de Porto Seguro, no atual extremo sul da Bahia. Avessos a realização de aliança com os colonizadores, foram vítimas de expedições sertanistas que adentraram o território, a partir da segunda metade do século XVI. A partir da década de 1560, os Abatirá iniciaram uma série de revoltas contra a escravidão que sofriam, que resultou na destruição de algumas vilas na capitania, entre elas a de Santo Amaro e Porto Seguro. Esses episódios ficaram conhecidos como a Guerra dos Abatirá.

Processo de Avaliação Duplo Cega pelos Pares

Os originais recebidos serão submetidos a um processo realizado em duas etapas (desk review e double blind review), conforme o estabelecido nas Diretrizes para Autores.

 

A avaliação ocorre às cegas. Os manuscritos serão avaliados por dois avaliadores externos, selecionados pelo gerente do periódico. Em caso de um parecer conflitante, o artigo será enviado para um terceiro revisor.

 

Os autores serão notificados sobre o resultado do parecer: aprovado; aprovado com correções obrigatórias; não aprovado. Quando aprovado condicionalmente, os autores disporão de prazo preestabelecido para revisão dos originais. 

 

O arquivo do texto a ser avaliado não poderá conter qualquer tipo de identificação de autoria ou propriedade, garantindo que os/as avaliadores/as recebam o artigo sem as informações autorais.

Periodicidade

Trata-se de um periódico temático, com lançamento semestral, em formato eletrônico.

Política de Acesso Aberto

A Revista Abatirá oferece acesso aberto imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público, proporciona maior democratização mundial do conhecimento. O periódico também não cobra taxas dos autores para submissão, nem publicação.

Política Antiplágio

A revista utiliza software para a detecção de plágios nos manuscritos submetidos à avaliação. Antes da publicação, os editores realizam a verificação de similaridade dos manuscritos, utilizando o software CopySpider. 

Preservação dos Arquivos 

A Revista Abatirá usa o LOCKSS e CLOCKS para preservação dos arquivos, os quais permitem que as bibliotecas participantes criem arquivos permanentes da revista para fins de preservação e restauração. A revista também faz parte da Rede Brasileira de Preservação Digital Cariniana do IBICT, que fornece preservação para qualquer periódico OJS no Brasil. 

Política de Direitos Autorais 

Ao submeter o manuscrito, o(s) autor(es) cede(m) os direitos autorais à Revista ABATIRÁ. O artigo aceito para publicação será licenciado sob uma Licença da Creative Commons Attribution 4.0 Internation License (CC-BY) que permite que outros compartilhem o trabalho desde que seja dado o reconhecimento da autoria e publicação inicial da obra nesta revista.

Nos artigos publicados, será apresentada a informação abaixo:

 Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 Internation License (CC-BY)

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License permitindo compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e  adpatar (remixar, transformar e criar, a partir do material, para qualquer fim, mesmo que comercial);
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

Política de Ética e Boas Práticas na Publicação 

A Revista Abatirá é um periódico que busca assegurar os mais elevados padrões de ética na publicação. Desse modo, equipe editorial, pareceristas ad hoc e autores tomarão como referência o Código de Conduta e Norma de Boas Práticas para Editores de Periódicos do Committee on Publication Ethics – COPE, disponível em https://publicationethics.org/files/Full%20set%20of%20English%20flowcharts_9Nov2016.pdf

A prática editorial para o caso de má conduta científica (plagiarismo, autoplagiarismo, falsificação ou fabricação de dados, uso indevido de referências ou citações, duplicidade, disputa de autoria, problemas éticos (por exemplo, violação de patentes protegidas, experimentos com animais ou humanos sem o devido rigor ético)  entre outros, seguirá os procedimentos, checklist e diretrizes do Code of Conduct and Best Practice Guidelines for Journal Editors do Committee on Publication Ethics – COPE. A Revista Abatirá adota ferramentas de rastreamento de plágio e autoplágio, e os autores devem estar atentos para as implicações previstas nos dispositivos legais do Código Penal (artigo 184) e da Lei de Direitos Autorais (Art. 7º, parágrafo terceiro da Lei n. 9.610, de 19 de fevereiro de 1998 – vide Lei n. 12.853, de 2013).

No caso de detecção ou suspeita antes ou depois da publicação do manuscrito, os editores da Revista Abatirá tomarão medidas de acordo com as diretrizes recomendadas pelo Comitê de Ética em Publicações (COPE). Caso seja comprovada a má conduta ou comportamento antiético em qualquer artigo publicado, a Revista está isenta de qualquer responsabilidade e os autores estarão sujeitos a todas as penalidades legais previstas em lei e ônus das irregularidades cometidas por eles.

No caso de detecção de má conduta, dependendo do tipo e da gravidade do caso, os autores poderão sofrer uma ou mais das seguintes penalidades:

1) Ser formalmente esclarecido sobre eventuais mal-entendidos que incorreram em desvios de conduta;

2) Ser mencionado em um aviso formal ou editorial da revista detalhando a má conduta;

3) Ter o caso formalmente relatado para a chefia ou agência de financiamento do autor má conduta;

4) Ser impedido de submeter novos manuscritos à revista;

5) Ter o caso formalmente relatado para uma organização profissional ou autoridade superior para investigações e ações adicionais.