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Práticas desobedientes nas artes, na educação e na vida & Dois de julho na aula de História
Vol. 4 No. 7 (2023)Em sua edição de 2023.1, Abatirá disponibiliza dossiê duplo intitulado Práticas desobedientes nas artes, na educação e na vida & Dois de julho na aula de História. Além de artigos livres e entrevista com Márcia Kambeba.
A arte final da Capa é uma gentileza de Danilo Silva (UESB), a quem agrecemos.
A todas as pessoas que colaboram para a edição de 2023.1 de Abatirá, nosso muito obrigado e um abraço afetuoso!!
"Práticas desobedientes nas artes, na educação e na vida" deve-se à organização seguinte:
Professora Dra. Roberta Stubs (Universidade Estadual de Maringá - UEM)
Professor Dr. Rafael Guimarães (Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ)
"Dois de julho na aula de História" contou com a organização de:
Professora Dra. Lina Maria Brandão de Aras (Universidade Federal da Bahia - UFBA)
Professor Dr. Sérgio Armando Diniz Guerra Filho (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB)
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Leitura e escrita insurgentes de Chimamanda Adichie
Vol. 3 No. 6 (2022)Abatirá tem o prazer de disponibilizar dossiê intitulado "Leitura e escrita insurgentes de Chimamanda Adichie", gentilmente organizado por:
Prof. Dr. Isaías Francisco de Carvalho (Universidade Estadual de Santa Cruz / UESC)
Profa. Dra. Daiana Nascimento dos Santos (Universidad de Playa Ancha / UPLA)
Profa. Ma. Luana Caetano Thibes (Universidade Estadual de Santa Cruz / UESC)
Também contamos com poesias, resenha, relato de experiência e entrevista com a poeta tatiana nascimento
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Education in Latin America & The legacy of bell hooks
Vol. 3 No. 5 (2022)A edição 2022.1 de Abatirá além de artigos diversos, poesias, tradução, congrega dossiê duplo intitulado, "Educação camponesa na América Latina & O legado de bell hooks", resultado das seguintes chamadas para publicação:
1) Educação camponesa na América Latina: práticas formativas, experiências pedagógicas e multisseriação, organizado pelas Professoras Dra. Arlete Ramos dos Santos (UESB), Dra. Terciana Vidal Moura (UFRB) e pelo Professor Dr. Diego Juárez Bolaños (UIA / Ciudad de México).
2) O legado de bell hooks, cuja organização ficou ao encargo do Professor Vinícius Rodrigues Costa da Silva (UFRJ), da Professora Dra. Luana Luna Teixeira (IFRJ) e do Professor Dr. wanderson flor do nascimento (UnB).
A Abatirá agradece:
Grafismo por Arissana Pataxó
Designer gráfico por Danilo Silva
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People's Knowledge, Deconstruction and Whiteness
Vol. 2 No. 4 (2021)A edição 2021.2 de Abatirá além de artigos diversos, poesias, relato de experiência e ensaios, congrega dossiê duplo, "Saberes dos povos, Desconstrução e Branquitude", resultado das seguintes chamadas para publicação:
1) "Os saberes dos povos e a desconstrução: Religiosidade, natureza e cultura", organizado pelos Professores Dr. Emmanuel Biset (CONICET - Universidad Nacional de Córdoba), Dr. Marcelo José Derzi Moraes (Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Dr. Rafael Haddock-Lobo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
2) "Branquitude e racismo estrutural na Universidade", cuja organização ficou ao encargo da Professora Dra. Daniele de Oliveira da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e do Professor Dr. Clézio Roberto Gonçalves da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP/CNPq).
A Abatirá agradece:
Grafismo por Arissana Pataxó
Designer gráfico por Danilo Silva
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v. 2 n. 3 (2021): Education for Difference
Vol. 2 No. 3 (2021)Abatirá traz em seu terceiro número um dossiê duplo intitulado "Educação para a Diferença".
"Conversas curriculares Brasil – Moçambique: (Re)aproximações diaspóricas", organizado pelo Prof. Dr. António Fernando Zucula (ACIPOL/Moçambique), Profª. Dra. Luzi Miranda Borges (UESC) e Prof. Dr. Paulo de Tássio Borges da Silva (UFSB), contempla práticas discursivas em políticas curriculares, (re)aproximações diaspóricas e fluxos culturais entre Brasil e Moçambique.
"Educação para as Relações Étnico-raciais: O ensino de ciências e suas tecnologias", organizado pelas Profas. Afro-brasileiras Dra. Bárbara Carine (UFBA) e Dra. Marta Regina dos Santos Nunes (UERGS) e pelo Prof. Dr. Mamour Sop Ndiaye (CEFET-RJ), apresenta práticas pedagógicas e estudos teóricos inovadores, pesquisas na área de ensino de ciências e suas tecnologias, diálogos com a Lei 10.639/2003.
Capa da Abatirá por Pedro Arão
ISSN 2675-6781
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Educação Escolar Indígena no Século XXI: Desafios, especificidades e perspectivas
Vol. 1 No. 2 (2020)Congrega diferentes contextos e perspectivas da educação escolar indígena no Brasil; problematiza políticas educacionais dos/para os povos indígenas, a atuação profissional e a formação das/os professoras/es indígenas, a escola diferenciada e a produção de material didático-pedagógico específico.
Arte da capa por Oiti Pataxó @oiti_pataxo (lápis cera com caneta hidrográfica)
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Ensino de História da África: Possibilidades e estratégias
Vol. 1 No. 1 (2020)Dossiê que tematiza o ensino de História da África e dos africanos em suportes utilizados como recurso pedagógico, a exemplo de livros didáticos, filmes, literatura de ficção e canções.
ISSN 2675-6781 -
Template _ Abatirá _ Revista de Ciências Humanas e Linguagens
Vol. 1 No. 1 (2019)Template _ Abatirá _ Revista de Ciências Humanas e Linguagens