Social representations about children emerging from hetero-moral medication situations
A spontaneous psychiatry?
Keywords:
Hetero-moral-infant medication, Social representation, Spontaneous health sciencesAbstract
Hetero medication of children for different purposes is a very common phenomenon nowadays. In this space, we propose a study on cases in which guardians administer over-the-counter medications to children in order to calm them down during their interactions. Using a mixed methodology, twelve cases that occurred in Brazil and their respective comments on the internet regarding the events were studied. The crossing of data indicates that there is a central core of this representation, the difficulty in dealing with children, and peripheral elements that find acceptable or not the hetero-moral-infant medication. This conception of children has a direct implication on educational activity, since child behavior entails planning of public policies and pedagogical approaches, which reinforces the relevance of this study for the field of Education.
Downloads
References
AMORIM, Mariana. Rivotril: bula, o que é, para que serve, efeitos colaterais e preço. Ativo Saúde. 2019.
ARADHYE, C.; VONK, J.; ARIDA, D. Adults’ responsiveness to children’s facial expressions. Journal of Experimental Child Psychology, n. 135, p. 56-71, 2015.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977
BOURDIEU, Pierre; CHAMBOREDON, Jean-Claude; PASSERON, Jean-Claude. Ofício de sociólogo: metodologia da pesquisa na sociologia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
BRASIL. Lei N 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Ministério da Justiça: Brasília, 1990.
BRZOZOWSKI, Fabíola Stolf; CAPONI, Sandra. Medicalização dos desvios de comportamento na infância: aspectos positivos e negativos. Psicologia: Ciência e profissão, v. 33, n. 1, p. 208-221, 2013.
CONSULTA REMÉDIOS. Bula do Clonazepam. Consulta Remédios. 2020. Disponível em: https://consultaremedios.com.br/clonazepam/bula. Acesso em 19/02/2021.
CONSULTA REMÉDIOS. Bula do Dipirona Monoidratada. Consulta Remédios. 2020a. Disponível em: https://consultaremedios.com.br/dipirona-monoidratada/bula. Acesso em 19/02/2021.
CONSULTA REMÉDIOS. Bula do Prednisolona. Consulta Remédios. 2020b. Disponível em: https://consultaremedios.com.br/prednisolona/bula. Acesso em 19/02/2021.
CONSULTA REMÉDIOS. Bula do Prednisolona. Consulta Remédios. 2020c. Disponível em: https://consultaremedios.com.br/prednisolona/bula. Acesso em 19/02/2021.
CONSULTA REMÉDIOS. Bula do Neotoss. Consulta Remédios. 2020d. Disponível em: https://consultaremedios.com.br/neotoss/p#leaflet_description. Acesso em 19/02/2021.
CONSULTA REMÉDIOS. Bula do Apevitin. Consulta Remédios. 2020e. Disponível em: https://consultaremedios.com.br/apevitin-bc/bula. Acesso em 19/02/2021.
CONSULTA REMÉDIOS. Bula do Bromopromida. Consulta Remédios. 2020f. Disponível em: https://consultaremedios.com.br/bromoprida/bula. Acesso em 19/02/2021.
CONSULTA REMÉDIOS. Bula do Histamin. Consulta Remédios. 2020g. Disponível em: https://consultaremedios.com.br/histamin/bula. Acesso em 19/02/2021.
CONSULTA REMÉDIOS..Bula do Diazepam. Consulta Remédios. 2019. Disponível em: https://consultaremedios.com.br/diazepam/bula. Acesso em 19/02/2021.
DECOTELLI, Kely Magalhães; BOHRE, Luiz Carlos Teixeira; BICALHO, Pedro Paulo Gastalho de. A droga da obediência: medicalização, infância e biopoder: notas sobre clínica e política. Psicol. cienc. prof., v. 33, n. 2, p. 446-459, 2013.
FREIRE, Paulo. Professora, sim; tia, não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Paz e Terra, 2015.
G1 CARUARU. Professora confessa dar tranquilizante a crianças e alega 'esquecimento'. G1. 2015. Disponível em: http://g1.globo.com/pe/caruaru-regiao/noticia/2015/10/professora-confessa-dar-tranquilizante-criancas-e-alega-esquecimento.html. Acesso em 09/02/2020.
GUIA MÉDICO BRASILEIRO. Passiflora. Sem Data. Guia Médico Brasileiro. Disponível em: https://guiamedicobrasileiro.com.br/passiflora/. Acesso em: 19/02/2021.
LOPES, Ricardo Cortez. Construindo Contextos: Uma contribuição sociológica para compreender a relação indivíduo e sociedade. Curitiba: Viseu, 2019.
LOPES, Ricardo Cortez. DE AGUIAR, Taylor. O julgamento moral através de uma perspectiva socioantropológica: uma problematização do caso Isabella Nardoni a partir do método webnográfico. Ciencias Sociales y Religión/Ciências Sociais e Religião, v. 19, n. 26, p. 93-111, 2017.
LOPES, Ricardo Cortez; CAPRIOLLI, Aline Bernardi; ARPINI, Aline Andreia. Que sociabilidade se pretende criar ao se acorrentar um drogadito? Uma Análise das declarações dos acorrentadores. Orbis Latina, v. 10, n. 3, p. 173-201, 2020.
LORENZINI, Elisiane. Pesquisa de métodos mistos nas ciências da saúde. Revista Cuidarte, v. 8, n. 2, p. 1549-1560, 2017.
MAGALHÃES, Pedro Vieira da Silva. Uma reavaliação do Diazepam intramuscular para emergências psiquiátricas. Archives of Clinical Psychiatry, v. 36, n. 3, p. 122-122, 2009.
MINISTÉRIO DO ESTADO DA MULHER, DA FAMÍLIA E DOS DIREITOS HUMANOS. Disque Direitos Humanos. Brasília: Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, 2019.
MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis:Vozes, 2011.
NETO, Vicente Amato; PASTERNAK, Jacyr. Medicamentos de alta complexidade. Jornal da USP, ano XVIII no.623, 2002. Disponível em: http://www.usp.br/jorusp/arquivo/2002/jusp624/pag02.htm. Acesso em 18/02/2021.
PERES, Sarah. Mulher é presa por dopar crianças em creche no Cruzeiro Velho. Correio Braziliense. 2020. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/cidades-df/2020/08/4871040-mulher-e-presa-por-dopar-criancas-em-creche-no-cruzeiro-velho.html. Acesso em 09/02/2020.
SÁ, Celso Pereira de. Representações sociais: teoria e pesquisa do núcleo central. Temas em Psicologia, v. 4, n. 3, p. 19-33, 1996.
STORPIRTIS, Sílvia; GAI, María Nella; DE CAMPOS, Daniel Rossi; GONÇALVES, José Eduardo. Farmacocinética básica e aplicada. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.