Cavacando Memórias

Narrativas de história de vida de Deuzuila Machado, anciã indígena do povo Anapuru Muypurá do Maranhão

Autores

Resumo

O presente texto apresenta narrativas de história de vida da anciã indígena Deuzuila Machado, minha bisavó, cujo o povo é dado como extinto pelo Estado, um silenciamento fruto do processo de colonização. Em entrevista semiestruturada realizada no dia 06 de junho de 2020, durante a pandemia da Covid-19, Deuzuila Machado, natural de Chapadinha – MA, me contou a história da nossa família, do lugar onde ela nasceu e onde já viveu e vive até hoje, aos seus 81 anos. Com o bastão na mão, ela foi nas suas palavras, cavacando memórias. “Cavacar” é uma palavra usada na lavoura para designar o ato de fazer fendas na terra para semear. Esta expressão nos possibilita compreender o quanto suas memórias foram construídas/vivenciadas, ao longo da sua vida que aqui conto brevemente, na sua relação com a terra, a roça, o plantio e o campo. Após compartilhar a biografia da minha bisavó a partir dos seus relatos e mantendo os aspectos culturais da sua oralidade, concluo o texto com considerações sobre o contexto histórico, processo de silenciamento e resistência do nosso povo Anapuru Muypurá na região do Baixo Parnaíba maranhense, região onde nasceu e vive Deuzuila e a nossa família. São consideradas palavras-chave desse texto: Memórias; Pertencimento; Retomada Ancestral; Anapuru Muypurá.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gleydson de Castro Oliveira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Conhecido popular como Lucca Muypurá, é arte-educador e faz parte do movimento de retomada do povo indígena Anapuru-Muypurá na região do Baixo Parnaíba maranhense. Mestrando em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia -UFRB, pós-graduando em História e Cultura Afro-brasileira e Indígena (IFBAIANO) e licenciado em Teatro pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA (2018), com período sanduíche realizado na Universidad de Guadalajara, no México.

Downloads

Publicado

2020-12-16

Como Citar

Oliveira, G. de C. (2020). Cavacando Memórias: Narrativas de história de vida de Deuzuila Machado, anciã indígena do povo Anapuru Muypurá do Maranhão. Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 1(2), 729–740. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/9832