O ensino de cultura e arte indígenas e a resistência Aldeia Maracanã
Uma perspectiva intercultural
Resumo
Este relato de experiência apresenta experiências pedagógicas no ensino de cultura indígena em escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro no cumprimento da Lei 11.645, de 10 de março de 2008. As atividades relatadas, voltadas para o Ensino Médio, são mediadas e promovidas com base no conceito de educação intercultural crítica. Permeado pela visão decolonial, o trabalho pedagógico e político relatado é resultado da vivência de uma professora Xavante, no contexto de resistência indígena, junto a sua experiência na Aldeia Maracanã (Maraká’nà), aldeia indígena em contexto urbano, localizada no bairro do Maracanã, Rio de Janeiro, Brasil. Nosso objetivo é compartilhar experiências de ensino com protagonismo indígena, envolvendo uma visão plural, viva, prática, flexível, dialética e mutável em escolas da rede estadual de ensino e na Universidade Indígena Aldeia Maraká’nà.
Palavras-chave: Interculturalidade crítica; Educação decolonial; Pedagogia para autonomia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.