Formação superior para docentes indígenas no Acre
Do sonho à realidade
Resumo
Este estudo tem como foco o Curso de Licenciatura Indígena da Universidade Federal do Acre - UFAC. Objetiva refletir sobre a importância, o papel e os desafios do ensino superior para indígenas na região mais ocidental do Brasil. O estudo tem caráter qualitativo, com método de abordagem dialético e procedimento histórico. O levantamento de informações documentais deu-se a partir do primeiro e segundo Projeto Político Pedagógico. O arrolamento documental e sua análise tiveram como finalidade obter informações necessárias sobre sua institucionalização à luz da legislação sobre Educação Escolar Indígena. Paralelamente, realizamos entrevistas abertas nas quais enfocamos os pontos principais que pretendíamos investigar. Elas foram realizadas em momentos e lugares distintos, tanto na fase presencial, como junto às comunidades indígenas visitadas por ocasião da fase intermediária. Verificamos como resultado, que o curso representa uma experiência e possibilidade de ampliação da capacidade de organização da educação e do ensino, bem como, a garantia de um processo de valorização da cultura tradicional, através da construção de um currículo baseado na interlocução entre os conhecimentos científicos e as necessidades daquelas comunidades. Concluímos, que a partir de elementos históricos e controvertidos sobre a Licenciatura Indígena da UFAC, ainda que consideremos as dificuldades e desafios, ela constitui a realização de um sonho para professores indígenas da região, sendo a única e específica porta de acesso ao ensino superior público no estado, que oferece formação aos docentes indígenas acreanos, bem como possibilita conhecermos com mais profundidade os processos vivenciados pelos vários sujeitos envolvidos no fazer cotidiano desse curso.
Palavras-chave: Formação; Professores; Indígenas; Acre.
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