Banda Quilombo do Rio das Rãs
Glocal e local no reforço de velhas identidades
Palavras-chave:
Música, Cultura, Globalização, Identidades, DesterritorializaçãoResumo
O objetivo deste trabalho é compreender como as possibilidades ofertadas pelas modernas tecnologias de informação e comunicação podem criar mecanismos para afixação e difusão do trabalho musical e artístico eleito para conferir identidade aos sujeitos das Rãs e para estimular sentidos de coletividade. A partir do conceito de cultura-mundo, proposto por Lipovetsky e Serroy (2011), o espetáculo registrado em DVD da Banda Quilombo do Rio das Rãs, gravado em 2009, músicas, performance, produção e elaboração artística foram abordadas à luz dos contributos da etnomusicologia, mas que também estão no centro das elaborações simbólicas e discursiva, quando são considerados, inclusive, os processos de produção e difusão do vídeo, desde a gravação em praça pública até a prensagem e distribuição, sob a forma de DVD, com recursos de políticas estatais de fomento à cultura. Os deslocamentos e a desterritorialização, marcas do mundo contemporâneo, apontam para novas possibilidades relacionais, construídas no uso e no compartilhar de experiências e informações. Produções culturais de base identitária não podem se eximir da influência de valores, ideias e crenças sustentadas pela lógica capitalista. Nessa nova realidade, os sujeitos sociais são confrontados pela existência e livre expressão das identidades, frente às quais parece possível fazer escolhas. As “identidades partilhadas”, graças aos fluxos culturais e ao consumismo global, aproximam pessoas distantes no espaço e no tempo. A valorização (pensadas como resgate ou recuperação) de expressões culturais de minorias étnicas encontra respaldo no conjunto de estratégias associadas ao conceito de ações afirmativas implementadas pelo governo brasileiro, especialmente a partir de 2003, como resposta às demandas dos movimentos de resistência negra.
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Referências
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