Razões que te levam para a cadeia e filosofias para suportá-la

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Jovens e Adultos, Prisões, Filosofia

Resumo

O presente relato de experiência trata-se de uma narrativa acerca da docência dentro de estabelecimentos prisionais, num contexto de ensino de jovens e adultos encarcerados. O relato busca explorar a polissemia do porquê se vai para cadeia, problematizando os diferentes caminhos que os indivíduos tomam apesar de sentimentos semelhantes, frutos da organização da desigualdade social e distribuição de punição. Além disso, tratando-se de uma narrativa de uma aula de filosofia, discute-se também como suportar a clausura e as posições tomadas pelos presos a partir das filosofias helênicas que se guiam sob a premissa de como encontrar felicidade. O relato destaca a sensibilidade que é lecionar em espaços privados de liberdade, as dificuldades que envolvem, uma postura dissidente dos professores que se dedicam a esse campo, assim como as alegrias e felicidades vindas desse encontro.

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Biografia do Autor

Alex da Rosa, Pontífice Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)

É graduado em direito, filosofia e sociologia, mestre em direitos humanos pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) e doutorando em Filosofia pela Pontífice Universidade Católica (PUC-RS) / Bolsista Capes. Membro do grupo “Guattari, leitor de Lacan”. Foi professor e coordenador do curso pré-vestibular comunitário “Navegar”, hoje atua como professor de filosofia e sociologia. Estuda, dentre outros temas, cosmopolíticas, esquizoanálise e filosofia da ciência.

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Publicado

2023-05-28

Como Citar

da Rosa, A. (2023). Razões que te levam para a cadeia e filosofias para suportá-la. Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 3(6), 121–129. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/15040

Edição

Seção

Relato de Experiência (práticas educativas, saberes de mestres populares)