O trabalho colaborativo e o uso de recursos digitais e diversificados na sala de aula na construção conjunta de conhecimento
Um estudo de caso numa turma de 2.º ciclo em Portugal
Palavras-chave:
Trabalho Colaborativo, Diferenciação Pedagógica Inclusiva, Perfil do aluno do séc. XXI, TecnologiasResumo
O trabalho colaborativo é cada vez com mais recorrente em diferentes áreas da nossa sociedade, quer no mercado de trabalho em que as equipas se reúnem em openspace para encontrarem em conjunto uma forma mais eficiente, respostas mais eficazes; quer na área educativa em que se procuram as respostas mais adequadas para que todos aprendam e ninguém fique para trás. O debate e a construção conjunta de opiniões apelam a uma maior mobilização de competências na construção de conhecimento. Foram objetivos deste estudo compreender como o trabalho colaborativo e as opções organizativas dos grupos pelos docentes, assim como verificar se os recursos diversificados podem contribuir para um ensino inclusivo e diferenciado, potenciando o sucesso de todos os alunos. Analisámos como foi gerido o trabalho colaborativo numa turma de 2º ciclo com 20 alunos em três disciplinas diferentes. Para a recolha de dados utilizámos a observação naturalista e a entrevista semi-estruturada. Verificou-se melhoria no desempenho das apresentações dos trabalhos por cada grupo, quando os grupos partilham interesses ou se empenham na ajuda a um elemento com mais dificuldades. Esta abordagem combinou recursos diversificados, desde o uso de tecnologias, como o Tablet, ao uso de materiais diversificados. Os docentes procuraram mobilizar áreas de interesse dos alunos, procurando motivar os alunos pelo acesso a diferentes abordagens que pudessem vir a revelar-se úteis na efetivação das aprendizagens e na mobilização de competências necessárias e emergentes do século XXI.
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