Processo de formação na UEN Hilda Fernández, San Antonio del Morichal, Município de Gran Sabana, Estado Bolívar-Venezuela
Palavras-chave:
Processo educativo, escola rural concentrada, grupo étnico pemon, fase pré-escolar, Educação primáriaResumo
O objetivo do estudo foi descrever o processo educativo desenvolvido em uma unidade educativa, localizada na comunidade San Antonio del Morichal, no estado de Bolívar. Esta é identificada como uma escola rural concentrada, que oferece educação inicial e ensino fundamental, para crianças da etnia Pemón. Para coletar as informações, aplicou-se o método de pesquisa mista, que incluiu uma revisão documental e um estudo descritivo com desenho de campo. A análise de conteúdo foi aplicada aos documentos revisados e à entrevista semiestruturada com o informante-chave. Os resultados mostraram que as aulas são ministradas na fase pré-escolar do ensino inicial, e nas seis séries do ensino fundamental. São utilizadas três línguas: a língua materna, o espanhol e a língua portuguesa. Algumas das atividades formativas na fase pré-escolar são realizadas em conjunto com as três turmas e algumas de forma particular com as crianças da terceira turma, por serem as mais velhas. Quanto às atividades primárias, as seis séries são trabalhadas em conjunto, por meio de projetos de aprendizagem. Três projetos são desenvolvidos por ano. Além disso, são realizadas atividades culturais e recreativas, como encontros com idosos. Os resultados do estudo indicam que não há diferenças significativas no processo educacional ministrado na unidade educacional selecionada com o das escolas urbanas. O esforço feito pelos professores para manter os costumes e conhecimentos da etnia Pemón para os alunos foi particularmente significativo; bem como evitar a evasão escolar, não tendo centros educativos que lhes permitam continuar os seus estudos ao nível do ensino secundário geral e do ensino secundário técnico.
Downloads
Referências
Comunidad Indígena San Antonio del Morichal, Acta Constitutiva Nro. 02584917. Junio 13, 1960. Santa Elena de Uairén, estado Bolívar, Venezuela
Constitución de la República Bolivariana de Venezuela (1999). Gaceta Oficial del jueves 30 de diciembre de 1999, N° 36.860. Caracas, Venezuela
Currículo Básico Nacional de Educación Inicial. (2005). Ministerio del Poder Popular para la Educación. Caracas. Venezuela
Currículo de la Educación Bolivariana. (2007). Ministerio del Poder Popular para la Educación. Caracas. Venezuela
Diccionario geográfico del estado Bolívar, Volumen 2 (1999). Servicio Autónomo de Geografía y Cartografía Nacional Caracas, Venezuela
Estado Bolívar (Venezuela). (2020, junio 19). EcuRed. Consultado enero19, 2022 en https://www.ecured.cu/index.php?title=Estado_Bol%C3%ADvar_(Venezuela)&oldid=3705863.
Grupo Orinoco (2021). Guion para la formulación de una estrategia de desarrollo para Guayana en Petróleo y extractivismo en Venezuela: propiedad, diversificación y Estado. Ronald Balza Guanipa, Ramón Key y Luis Zambrano Sequín Coordinadores
Ley Orgánica de Pueblos y Comunidades Indígenas (2005): Gaceta oficial no. 38.344 del 27 de diciembre del año 2005. República Bolivariana de Venezuela, Asamblea Nacional, 2010. Caracas, Venezuela
MARTENS, R. (2018). La ordenación del territorio en Venezuela y su impacto en las comunidades indígenas del municipio Gran Sabana-estado Bolívar. Boletín Antropológico, vol. 36, núm. 96, pp. 274-306, 2018. Universidad de los Andes. Mérida, Venezuela
Ministerio de Educación y Deportes (05 enero, 2000). Resolución 266. Régimen de evaluación para la primera y segunda etapas de la Educación Básica. G.O. N° 5428 de fecha 05 de enero 2000. Caracas, Venezuela
Ministerio del Ambiente y de los Recursos Naturales Renovables, Servicio Autónomo de Geografía y Cartografía Nacional, 1999
Ministerio del Poder Popular para la Educación. (20189. Orientaciones Pedagógicas para el año escolar 2028-2019. Planes, proyectos y programas. Caracas. Venezuela.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- As/Os autoras/es mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-Non Commercial License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista (Licença Creative Commons Attribution);
- Incentivar o depósito do artigo, mencionando a fonte original de publicação, em repositórios institucionais ou digitais, em consonância com o Movimento de Acesso Aberto à Informação Científica, com vistas a ampliar a visibilidade (Veja O Efeito do Acesso Livre).