Branquitude e racismo na Universidade

analisando a relação entre práticas de cuidado e práticas de apaziguamento

Autores

Palavras-chave:

Racismo; Cuidado; Branquitude; Universidade; Feminismo.

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir as práticas de cuidado na universidade, a partir de uma análise crítica do binômio racismo-branquitude, já que em muitas circunstâncias o que é oferecido como cuidado são práticas de apaziguamento que visam silenciar e posicionar corpos a partir de uma política racista de cuidado. Para tanto, partimos de três conceitos analisadores sobre a temática proposta: pacto narcísico da branquitude, supremacia branca e branquitude crítica, pelos quais dialogamos com autoras como bell hooks, Maria Aparecida Bento e Lourenço Cardoso. Nesse percurso, trazemos imagens que remetem a experiências em meio a tensões raciais, que temos vivenciado, percebendo, também, a dificuldade de falar das mesmas, pois o pacto narcísico da branquitude é algo que estrutura as relações e produz ansiedade, mesmo quando nos propomos pensar sobre o racismo e a branquitude na Universidade. Para finalizar, apresentamos nossa experiência com um programa de extensão universitária que tem como mote produzir ações de cuidado antirracistas. Um coletivo inspirado em bell hooks (e que leva o nome da autora) e que tem como objetivo produzir espaços de cuidado, escuta e acolhimento através de projetos de mundo amorosos e implicados com o enfrentamento de políticas de opressão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Battistelli, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutoranda no PPG da Psicologia Social e Institucional na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, bolsista CAPES. Mestra em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS, especialista em Instituições em Análise pela UFRGS e graduada em Psicologia pela UFRGS. Professora colaboradora na Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR. 

 

 

Luciana Rodrigues, a da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS. Professora Adjunta do Departamento de Psicologia Social e Institucional do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e docente colaboradora do PPGPSI/UFRGS.

Daniela Ferrugem, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Doutoranda e mestra (2018) pelo programa de pós graduação em Serviço Social PUCRS, graduação em Serviço
Social pela Universidade Luterana do Brasil em 2007. Assistente Social do Centro Interdisciplinar de
Pesquisa e Atenção à Saúde do Instituto de Psicologia da UFRGS. ORCID:
https://orcid.org/0000-0002-2861-1191.

Referências

BENTO, Maria Aparecida. Branqueamento e branquitude no Brasil. In: PIZZA, Edith et al. Psicologia social do racismo: estudos sobre branquitude e branqueamento no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2002, 5-58.

CARDOSO, Lourenço. Branquitude acrítica e crítica: A supremacia racial e o branco anti-racista. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, v. 8, n. 1, p. 607-630, 2010.

CARDOSO, Lourenço. A branquitude acrítica revisitada e a branquidade. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), v. 6, n. 13, p. 88-106, 2014.

DIANGELO, Robin. Fragilidade branca. Revista ECO-Pós, v. 21, n. 3, p. 35-57, 2018.

DIANGELO, Robin. Introdução. In: SAAD, Layla F. Eu e a supremacia branca: como reconhecer privilégio, combater racismo e mudar o mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 2020. p. 11 - p. 13.

GROSFOGUEL, Ramón. A estrutura do conhecimento nas universidades ocidentalizadas: racismo/sexismo epistêmico e os quatro genocídios/epistemicídios do longo século XVI. Sociedade e Estado, v. 31, p. 25-49, 2016.

hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. 2. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2017.

hooks, bell. Erguer a voz: pensar como feminista, pensar como negra. São Paulo: Editora Elefante, 2019.

hooks, bell. Tudo sobre o amor: novas perspectivas. São Paulo: Editora Elefante, 2021.

KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.

PIEDADE, Vilma. Dororidade. Rio de Janeiro: Editora Nós, 2017.

SIMAS, Luiz Antonio; RUFINO, Luis. Encantamento (sobre política de vida). Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2020. E-book. Disponível em: <https://morula.com.br/wp-content/uploads/2020/05/Encantamento.pdf>. Acesso em: 17 fev. 2020.

Downloads

Publicado

2021-12-15

Como Citar

Battistelli, B., Rodrigues, L., & Ferrugem, D. . (2021). Branquitude e racismo na Universidade: analisando a relação entre práticas de cuidado e práticas de apaziguamento. Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 2(4), 549–566. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/13095

Edição

Seção

Dossiê: Branquitude e racismo estrutural na Universidade