Percepções sobre a capoeira em cursos de licenciatura em Educação Física nas regiões Norte e Noroeste Fluminense/RJ

Autores

Palavras-chave:

Currículo, Capoeira, Formação Docente, Educação Física

Resumo

A Capoeira está presente na história e na cultura brasileira, sendo reconhecida como Patrimônio Histórico Cultural e símbolo da luta e resistência contra a escravidão no país. No contexto escolar, ela aparece como um dos conteúdos a serem ensinados nas aulas de Educação Física, por fazer parte da cultura corporal do movimento. Por esse motivo, nosso objetivo visa verificar como a Capoeira tem sido abordada nos cursos de Licenciatura em Educação Física na Região Norte e Noroeste do estado do Rio de Janeiro/RJ. A metodologia deste trabalho consiste em uma abordagem qualitativa de caráter documental. Para o tratamento dos dados utilizamos a Análise de Conteúdo. Os resultados encontrados confirmam que a Capoeira se apresenta como secundária nas disciplinas dos cursos de Licenciatura em Educação Física nas regiões Norte e Noroeste Fluminense/RJ. Vale ressaltar que este estudo é um recorte da monografia defendida no curso de Licenciatura em Educação Física do IFFluminense.

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Biografia do Autor

Rafael de Souza Willemen, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF)

Licenciado em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense – IFF campus Campos Centro.

Emerson da Mota Saint’Clair, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF)

Doutorado em Ciências do Exercício e do Esporte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/RJ (2018); Mestre em Ciências da Atividade Física pela Universidade Salgado de Oliveira/RJ (2011); Especializado em Recreação e Lazer pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2001); Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora/MG (1998). Atualmente é docente na Educação Básica e no curso de Licenciatura em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, campus Campos Centro. Coordenador adjunto do curso de Licenciatura em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, campus Campos Centro. Membro do Conselho Editorial da Série Memórias Fluminenses - Essentia Editora. Atua na condição de suplente da Câmara de Esporte no Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense. Tem experiência na área de Educação Física, Esporte e Lazer na Educação Básica, Ensino Superior e Pós-graduação (Lato Sensu).

Samara Moço Azevedo, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Doutoranda em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF. Mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF. Especialista em Literatura, Memória Cultural e Sociedade pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - IFF Campus Campos Centro. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF. Foi Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - IFF Campus Campos Centro (2018-2020).

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Publicado

2021-12-15

Como Citar

Willemen, R. de S., Saint’Clair, E. da M., & Azevedo, S. M. (2021). Percepções sobre a capoeira em cursos de licenciatura em Educação Física nas regiões Norte e Noroeste Fluminense/RJ. Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 2(4), 683–713. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/13092