Desconstrução, colonialidade e ubuntu

Pela porosidade de fronteiras

Autores

Palavras-chave:

Desconstrução, Cultura, Currículo

Resumo

A partir da desconstrução, revisitamos a crítica, tantas vezes já realizada, à hierarquia entre natureza e cultura, tendo em vista que, apesar das críticas, tal hierarquia permanece sendo discursivamente afirmada. Diferentemente, buscamos defender o quanto as fronteiras entre natureza e cultura são borradas e o quanto a não admissão dessa porosidade entre fronteiras traz efeitos excludentes sobre as práticas culturais. Na medida em que a cultura não é estanque nem está limitada a costumes e localização geográfica, sendo um fluxo discursivo plural impossível de ser congelado, sempre différance, relação e constituição mútua de significados, procuramos pensar as implicações dessa visão desconstrutivista de cultura para um debate sobre a violência colonial. Entendemos essa violência como praticada por uma filosofia e uma política que, em muitos momentos, acredita poder definir e subjugar o outro - a cultura do outro -, afirmando-a como primitiva, selvagem e de pouca complexidade. A essa postura de subjugar o outro, contrapomos a filosofia ubuntu. Concluímos apontando possíveis implicações da desconstrução para pensar a herança dessa colonialidade que espectra os sentidos de escola, currículo e qualidade da educação.

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Biografia do Autor

Marinazia Cordeiro Pinto, Universidade Estadual do Rio deJaneiro (ProPEd/UERJ)

Doutoranda em Educação do ProPEd/UERJ, inserida na linha de pesquisa Currículo: sujeitos, conhecimento e cultura. Apoio da CAPES. Bolsista da Faperj. https://orcid.org/0000-0001-6880-6658 

Alice Casimiro Lopes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ)

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ), Cientista do Nosso Estado Faperj, bolsista de produtividade nível 1A do CNPq e Procientista Faperj/UERJ. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001, do CNPq e da Faperj. Maiores informações sobre suas pesquisas e produções podem ser obtidas na página www.curriculo-uerj.pro.br. https://orcid.org/0000-0001-9943-9117 

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Publicado

2021-12-15

Como Citar

PINTO, M. C., & LOPES, A. C. (2021). Desconstrução, colonialidade e ubuntu: Pela porosidade de fronteiras. Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 2(4), 182–208. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/13077

Edição

Seção

Dossiê: Os saberes dos povos e a desconstrução