Corre-Gira Pombagira

A política do saber das Marias no Ser Mulher

Autores

Palavras-chave:

Pombagira; Mulher; Decolonialidade; Corporeidade.

Resumo

O objetivo desse texto é trazer Pombagira para pensar as questões femininas. Nos colocamos na escuta deste signo para transitar por saberes subalternizados e invocá-la para pensar questões da luta feminina. A pombagira emerge para atar sobre o Ser Mulher no cotidiano da desigualdade de gênero, através do caráter livre e transgressor que traz consigo. Propondo uma abordagem a partir do diálogo de saberes, nos valendo do conceito de cruzo enquanto operação teórico-metodológica, atravessando caminhos teóricos, experiências e modos de sentir/fazer/pensar gestadas fora dos modos dominantes buscaremos questionar a estrutura hetero/patriarcal/branca e sua articulação com o modus judaico-cristão na obsessão de ajustar os indivíduos com práticas moralizantes que marcaram as mulheres e o feminino como um símbolo do mal. Incluiremos nessa trama as subjetividades que envolvem o saber corporal em inúmeras possibilidades fazendo sua leitura a partir de sua integralidade para além da materialidade. Unindo a essas abordagens a leitura dos estudos decoloniais sobre o feminismo, numa reflexão que considere a dimensão da realidade concreta e pense para além dos conceitos prontos, percorrendo vias de um feminismo que não tem nome. Pretendemos, em nossa busca de análise e questionamentos, costurar na barra das Sete Saias de Pombagira novas perguntas e avançar nas respostas à desigualdade e violência de gênero.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clairí Zaleski, Faculdade de Educação da Baixada Fluminense FEBF- UERJ

Assistente Social, mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas, na linha Educação Movimentos Sociais e diferenças da UERJ-FEBF.

Luiz Rufino, Faculdade de Educação da Baixada Fluminense - FEBF

Doutor em Educação, Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF) da Universidade do Estado do Rio de janeiro (UERJ) e do Programa de Pós-graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC-UERJ).

Referências

BUARQUE DE HOLANDA, Heloísa, (org). Pensamento feminista hoje- perspectivas decoloniais. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020.

BUTLER, Judith. Corpos que importam. São Paulo: Crocodilo Edições, 2019.

CASTRO, Mary Garcia. Introdução, in Heloísa Buarque de Hollanda. Pensamento Feminista hoje-perspectivas decoloniais. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020.

GONZALES, Lélia. A categoria político cultural de amefricanidade, in: Revista tempo brasileiro, no92/93, jan/jun. Rio de janeiro, 1988, p.76

GONZALES, Lélia. (2020) Por um Feminismo Afro-latino-americano. RIOS, Flavia; LIMA, Márcia (ORGs). ZAHAR, Rio de Janeiro.

KRAMER, Heinrich; SPRENGER, James. O martelo das feiticeiras. 29 ed. – Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2020.

LUGONES, María. Colonialidade e Gênero, in Heloísa Buarque de Hollanda. Pensamento Feminista hoje – perspectivas decoloniais. Rio de Janeiro: Bazar do tempo, 2020.

OYEWUMI, Oyerónké. A invenção das mulheres: construindo um sentido africano para os discursos ocidentais de gênero. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2021.

RUFINO, Luiz. Pedagogia das Encruzilhadas. – Rio de Janeiro: Mórula, 2019

RUFINO, Luiz; SIMAS, Luiz Antônio. A ciência encantada das macumbas. Rio de Janeiro: Mórula, 2018.

SANTOS, Antonio Bispo. Colonização, Quilombos: modos e significados. Brasília: UNB, 2015.

Downloads

Publicado

2021-12-15

Como Citar

Zaleski, C. ., & Rufino, L. . (2021). Corre-Gira Pombagira: A política do saber das Marias no Ser Mulher. Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 2(4), 143–161. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/13044

Edição

Seção

Dossiê: Os saberes dos povos e a desconstrução