A Benção, Ayan!

Contribuições Históricas Para Com A Memória Feminina Nos Tambores Sagrados do Candomblé

Autores

Palavras-chave:

Mulher; Tambor; Tabu; Tradição; Afroreligiosidade.

Resumo

O presente trabalho mapeia registros históricos e textuais que reterritorializam a presença feminina nos tambores sagrados do candomblé, na mesma medida em que entende e problematiza uma pretensa hegemonia masculina neste espaço simbólico como um resquício da tentativa colonial de homogeneização/apagamento da multiplicidade dos dispositivos culturais afroreligiosos brasileiros. Por acreditarmos que memória e tradição, se constituem em dispositivos em fluxo de criação e recriação continuas que se inscrevem na ordem da cultura a partir de traduções e escavações narrativas, nos dedicamos aqui na construção de uma análise interdisciplinar que coaduna produções teóricas de especialistas que abordam os dispositivos culturais afro-religiosos, os estudos de gênero,  as textualidades míticas e cosmogônicas que fundamentam a ordem simbólica candomblecista bem como as vozes das mulheres tamboreiras que tocam nos tambores sagrados hoje em dia dentro dos terreiros de candomblé, no intuito de contribuirmos com a restituição histórica da presença feminina nos tambores sagrados e na memória afroreligiosa oficial , mas também de operar na transformação da imagem da orquestra percussiva sagrada com um elemento disruptivo de uma norma masculinista.

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Biografia do Autor

Sanara de Santana Rocha, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Feminista negra, produtora cultural, pesquisadora interdisciplinar e multiartista. É integrante do Núcleo de
Pesquisa e Extensão em Culturas, Gêneros e Sexualidades (NUCUS / UFBA). Mestra em Cultura e Sociedade
pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFBA).

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Publicado

2021-12-15

Como Citar

de Santana Rocha, S. (2021). A Benção, Ayan! : Contribuições Históricas Para Com A Memória Feminina Nos Tambores Sagrados do Candomblé. Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 2(4), 753–771. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/12671