A Benção, Ayan!
Contribuições Históricas Para Com A Memória Feminina Nos Tambores Sagrados do Candomblé
Palavras-chave:
Mulher; Tambor; Tabu; Tradição; Afroreligiosidade.Resumo
O presente trabalho mapeia registros históricos e textuais que reterritorializam a presença feminina nos tambores sagrados do candomblé, na mesma medida em que entende e problematiza uma pretensa hegemonia masculina neste espaço simbólico como um resquício da tentativa colonial de homogeneização/apagamento da multiplicidade dos dispositivos culturais afroreligiosos brasileiros. Por acreditarmos que memória e tradição, se constituem em dispositivos em fluxo de criação e recriação continuas que se inscrevem na ordem da cultura a partir de traduções e escavações narrativas, nos dedicamos aqui na construção de uma análise interdisciplinar que coaduna produções teóricas de especialistas que abordam os dispositivos culturais afro-religiosos, os estudos de gênero, as textualidades míticas e cosmogônicas que fundamentam a ordem simbólica candomblecista bem como as vozes das mulheres tamboreiras que tocam nos tambores sagrados hoje em dia dentro dos terreiros de candomblé, no intuito de contribuirmos com a restituição histórica da presença feminina nos tambores sagrados e na memória afroreligiosa oficial , mas também de operar na transformação da imagem da orquestra percussiva sagrada com um elemento disruptivo de uma norma masculinista.
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