Dinâmica de Ensino Baseada em Fabricação Digital e PBL para Apoiar os Professores de Psicologia na Apresentação do Teste de Pirâmide Colorida Pfister

Eduardo Manuel de Freitas Jorge, Paula Guimarães Andrade Tanure, Matheus Guimarães Andrade Tanure

Resumo


A área do ensino da saúde tem sofrido transformações devido às inovações pedagógicas e as novas ferramentas desenvolvidas através da Fabricação Digital. No contexto da avaliação psicológica é  necessário que competências sejam trabalhadas no curso de graduação para que não sejam cometidas  falhas quanto profissionais aplicam testes e na elaboração dos relatórios psicológicos. Este artigo apresenta uma proposta de dinâmica de ensino para apoiar os professores de Psicologia, visando potencializar as formas de ensino do teste de Pirâmide Colorida Pfister projetivo criado por Max Pfister na década de 1950. A dinâmica proposta é baseada na metodologia PBL (problem-based learning) e em novos elementos físicos para o teste Pfister desenvolvidos com recursos de modelagem/impressão 3D e automação (eletrônica e programação). Como resultado, obteve-se uma dinâmica PBL para aplicação em sala de aula.


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