O jogo como facilitador do processo ensino- aprendizagem da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE): aprende ou “Sae”.

Alana Santos Ribeiro da Silva, Gyuliana Santana Batista, Ritacreia Berger Ribeiro, Rita de Cassia de Jesus Almeida, Rosana Souza de Lima, Silvana Lima Vieira

Resumo


O processo de enfermagem (PE) é um método científico que orienta e qualifica a assistência de enfermagem, definido como uma forma sistemática e dinâmica de prestar cuidados, que é realizado por meio de cinco etapas interligadas: avaliação, diagnóstico, planejamento, implementação e evolução referência. O PE é uma estratégia utilizada pelo enfermeiro e equipe de enfermagem, na organização do cuidado prestado ao paciente e para tanto, tem sua organização metodológica por meio de etapas estabelecidas pela Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE). A SAE é estabelecida como elemento obrigatório pelo Conselho Federal de Enfermagem desde o ano de 2009, porém ainda encontra entraves e dificuldades na sua aplicabilidade tanto no trabalho como no ensino-aprendizado de estudantes de enfermagem. Diante da problemática e importância, este jogo tem como objetivo: auxiliar os discentes do Curso de Bacharelado de Enfermagem na aprendizagem sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem. Trata-se de um estudo de cunho exploratório, descritivo, que se caracteriza como pesquisa aplicada e será produzido com o auxilio de bibliografias voltadas para as áreas de saúde, recursos tecnológicos e manuais. O jogo tem como público-alvo os alunos do curso de enfermagem do Campus I da Universidade do Estado da Bahia a partir do quinto semestre da graduação. O método escolhido para ser utilizado na seleção dos participantes foi o de amostra intencional não probabilística. Espera-se com este projeto melhorar a compreensão dos conhecimentos referentes à SAE, a sua utilização nos campos de prática incorporando uma nova forma de aprendizagem ao longo do curso através de uma didática diferenciada, estimulando o trabalho em grupo e integração entre os acadêmicos.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.