ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO SOB A PERSPECTIVA DOS TEMAS TRANSVERSAIS E DA ESTATÍSTICA

Jarbas Cordeiro Sampaio, Elvis Gomes Côrtes

Resumo


Este trabalho visa observar como os Temas Transversais são abordados no livro didático mais utilizado pelas escolas de Camaçari, na Bahia. Sabe-se que a educação passou por várias transformações ao longo da história da humanidade acompanhando teorias e concepções que se reformulam e se reinventam. No presente trabalho, um estudo é feito sobre a presença dos Temas Transversais, indicados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, no livro didático, especificamente, através da análise do conteúdo de Estatística que está presente na série do nono ano do ensino fundamental II. Como o livro didático refere-se aos Temas Transversais no conteúdo de Estatística? Esta pergunta surgiu durante experiências e discussões no curso de Matemática. A escolha do livro partiu de uma pesquisa feita para verificar quais eram as obras mais usadas nas escolas municipais. Descreve-se parte da história da Estatística e do livro didático, por causa da necessidade de se conhecer como surgiram cada um deles. Esse estudo não tem um olhar de criticidade sobre o PCN de Matemática e nem sobre o livro aqui pesquisado. Existe uma abordagem qualitativa e quantitativa para saber quais livros as escolas possuíam. Observa-se que nem todas as temáticas são retratadas no livro didático, e quando então presentes, estas podem ser percebidas em imagens, textos e nas questões de forma contextualizada. Observa-se a presença dos Temas Transversais: Saúde, Trabalho, Consumo e Meio Ambiente.


Palavras-chave


Parâmetros Curriculares Nacionais. Temas Transversais. Estatística. Livro Didático.

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