Chamada para contribuições Volume 9, nº. 1 - Desafios teórico-metodológicos das narrativas autobiográficas e biográficas: múltiplos letramentos, cotidiano escolar e formação docente

Revista Pontos de Interrogação: Revista de Crítica Cultural

Revista do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural da UNEB

Vol 9, n° 1, jan./jun. 2019

ISSN 2178-8952

Indexador: http://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint

 

Dossiê: Desafios teórico-metodológicos das narrativas autobiográficas e biográficas: múltiplos letramentos, cotidiano escolar e formação docente.

Organizadoras:

 

Áurea da Silva Pereira – (Pós-Crítica/ UNEB), aureauneb@gmail.com

Danise Grangeiro, Universidad de Buenos Aires – UBA, danisegg@gmail.com

 

Chamada para contribuições: Atualmente, tem-se observado o uso das autobiografias e biografias em pesquisas na área de educação, permitindo o aprofundamento de análises acerca de experiências educativas e educacionais de professores, educadores e educandos. As ciências da linguagem humana e sociais têm se dedicado às pesquisas que dão ênfase aos estudos teóricos-metodológicos e documental que operam no campo da pesquisa qualitativa, com ênfase  na pesquisa-ação, etnografia, biografia e (auto)biografia. Ademais, observa-se que é cada vez mais crescente o uso das autobiografias e das biografias educativas em  contextos educacionais,  e isso tem permitido conhecer e analisar muitas práticas educativas experienciadas pelos sujeitos da educação.  Essas práticas têm potencializados diversos modos de compreender o processo de formação docente, a reinvenção de si no cotidiano pedagógico da sala de aula no ensino de línguas e literaturas. A partir dessas considerações, o Dossiê 2019.1 apresenta propostas no contexto teórico e metodológico das pesquisas (Auto)biográficas  e biográficas e os desafios teórico-metodológicos entre os múltiplos letramentos, no cotidiano escolar e, por conseguinte, na formação docente. Tais pesquisas constituem-se como dispositivos para se pensar a pesquisa-formação construída pelos saberes experienciais de si e da formação. Para tanto, eis alguns temas sobre os quais receberemos colaborações para o número da Revista Pontos de Interrogação aqui proposto:

 

  1. Letramentos, narrativas autobiográficas e biográficas: desafios metodológicos.
  2. Literatura, ficcionalização e (auto)biografias.
  3. Narrativas autobiográficas e biográficas: cotidiano escolar e formação docente.

 

 

Propomos que nos enviem seus textos - em francês, português, espanhol e inglês - até 30 de abril de 2019, submetendo-os através de: aureauneb@gmail.com e danisegg@gmail.com

Indiquem seus nomes, e-mail, filiação acadêmica e uma breve noticia biobibliográfica. 

 

Cadastrem-se e acompanhem suas submissões: 

https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/index

Diretrizes para autores/as: https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/about/submissions#authorGuidelines