Discentis: Revista Científica da Universidade do Estado da Bahia - Campus XVI - Irecê


Imagem para capa da revista

A Revista Eletrônica Discentis, da Graduação de Letras e Pedagogia, é uma iniciativa do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias – DCHT – de Irecê, Campus XVI, que visa estimular a difusão do saber por meio da produção científica.

Esta proposta é pautada na necessidade de introduzir o corpo discente nas discussões acadêmicas, propiciando a adequação de suas reflexões aos padrões da produção científica. Levando-se em consideração a relevância da pesquisa para uma universidade, este projeto se institui como um meio eficaz para a veiculação do saber, possibilitando a socialização do conhecimento e, com isso, a consolidação do estudante como um sujeito ativo, crítico, ciente e consciente de seu papel no ambiente universitário.

Como se trata do público de Licenciatura em Letras e em Pedagogia, aqui cabe abordar arcabouços teóricos que possam contribuir para o desenvolvimento científico nas áreas de língua e literatura, promovendo uma discussão acerca de tais contribuições para o ensino. Além disso, este espaço virtual também se volta para a tarefa de (re) pensar os rumos da educação, refletindo sobre as práticas pedagógicas necessárias à formação docente.

Por se tratar de uma revista dos estudantes da graduação, a estes cabe a tarefa de gerenciá-la, a partir do apoio e da supervisão do DCHT para eventuais orientações e deliberações. A responsabilidade de cada Comissão Executiva é a de organizar com proficiência cada edição, atendendo aos prazos especificados. A autonomia dada aos estudantes também atende a um dos princípios que marcam a filosofia da Instituição: possibilitar a formação não de seguidores, mas de verdadeiros líderes.

Agora é chegado o momento de colocar em prática todos os valores fomentados e fazer valer toda a confiança depositada nessa nova geração. Então, mãos à obra e boa sorte a todos nós!

 

Prof. Dr. André Luiz Gaspari Madureira

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

Notícias

 

Chamada para Cadastro de Avaliadores

 

A Revista Discentis, de publicação semestral, convida professores doutores (ou doutorandos) das áreas de Letras ou de Pedagogia — com interesse em colaborar com o processo de avaliação de artigos submetidos para publicação — a integrarem o corpo de avaliadores da Revista.

O cadastro pode ser realizado através do seguinte endereço: http://revistas.uneb.br/index.php/discentis/user/register. É importante informar quais as áreas de interesse no espaço de “Resumo da Biografia”. O avaliador recebe Certificado por trabalho avaliado.


 

 

 
Publicado: 2019-04-24
 

Chamada pública de trabalhos para o volume 7, número 2 (2019)

 
Atençao estudantes de graduação dos cursos de Letras e de Pedagogia, a Revista Discentis está com chamada aberta para a sua próxima edição (v. 7, n. 2) com publicação prevista para agosto de 2019. Os trabalhos, escritos na modalidade “artigos”, devem trazer reflexões relacionadas aos estudos linguísticos, literários e às práticas pedagógicas. Os interessados devem submeter seus trabalhos até o dia 20 de maio, em conformidade com as normas para submissão disponíveis no site.  
Publicado: 2019-04-18
 
Outras notícias...

v. 7, n. 1 (2019): Revista Discentis

Edição completa

Ver ou baixar a edição completa PDF

Sumário

Expediente
 
PDF
p. 0-4
Editorial
 
PDF
p. 5-6

Artigos

Raiane Silva dos Anjos, Antonio Carlos Monteiro Teixeira Sobrinho
PDF
p. 7-16
Luciano Santos Xavier, Paulo André Carvalho Correia
PDF
p. 17-27
Laisa Barreto Ferreira, Moisés Oliveira Alves
PDF
p. 28-41
Andrêssa Silva de Jesus, Moisés Oliveira Alves
PDF
p. 42-54
Alana Ramos dos Santos, Cenilza Pereira dos Santos
PDF
p. 55-67
Marcela da Conceição Costa, Tairana de Jesus Conceição, Simone Santana Damaceno de Carvalho
PDF
p. 68-77