As tecnologias sociais como ferramentas de educomunicação e produção de conteúdo discursivo e imagético sobre o semiárido brasileiro: um relato de experiência das organizações sociais em conjunto com a ASA

Uilson viana viana

Resumo


Esta publicação tem como objetivo discutir as tecnologias sociais enquanto mecanismos de educomunicação a partir do relato de experiencia das organizações que compõe a ASA.A metodologia baseou-se na catalogação de materiais produzidos por estas instituições no que concerne à aplicação de tais tecnologias em culminância com os objetivos do projeto de pesquisa-Ação:Uma estratégia de Transição Agroecológica para a sustentabilidade das Unidades de produção familiar no semiárido baiano,do qual sou bolsista e é coordenado pela professora,doutora Edonilce da Rocha Barros.Como proposição e resultados foram indicadas as tecnologias apropriadas às famílias beneficiadas com o projeto,servindo de base de dados para posterior uso e aplicação nas comunidades.

Texto completo:

PDF

Referências


ASA, Articulação do Semiárido. Revista Programa Uma Terra e Duas Águas, 2011.

ASA, Articulação do Semiárido. Caminhos Para a Convivência com o Semiárido. 10ª edição. Recife PE, Julho de 2011.

FRADE, Isabel Cristina A.S. Aproximação entre Educação e Comunicação. Revista Presença Pedagógica. Vol.7, numero 41. Set/out.2001.

IRPAA, Instituto regional da Pequena Agropecuária Apropriada. A roça no sertão. Convivência com o Semiárido. Fevereiro 2001. 4ª edição.

SAET, Sociedade de ações Educativas Sociais e tecnológicas. Revista Novo Olhar. 3ª edição.

SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação. Educomunicação: de experiência alternativa a política pública. São Paulo, editora Paulinas, 1999.

SOUZA, Uilson Viana de. (org.) da cartilha: Produção Agroecológica, um instrumento de convivência com o semiárido. 1ª ed. Irecê-Bahia: Centro de assessoria do Assuruá, 2009.

UNISINOS. Tendências na Comunicação. Cursos de Comunicação da PUCRS, UFRGS, ULBRS. LAM e RBS. Comunicação e Educação, 2001

KUNCINSK, Bernardo. Jornalistas e Revolucionários. São Paulo: Edusp, 1991.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Universidade do Estado da Bahia - UNEB - Departamento de Ciências Humanas- Campus III
Rua Edgar Chastinet, s/n, São Geraldo - 48.905-680, Juazeiro - Bahia - Brasil