A TEMÁTICA AMBIENTAL NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DA UNEB

Autores

  • Vanessa Ribeiro dos Reis Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Currículo, Formação de Professores.

Resumo

Sabendo que o estudo da temática ambiental é fundamental para contribuir na formação do indivíduo, esta pesquisa tem como objetivo investigar como o tema Educação Ambiental está inserido no currículo dos cursos de Pedagogia, que são ofertados nos diversos campi da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). A metodologia utiliza aportes da pesquisa qualitativa, empregando-se como técnicas para coleta de dados a análise documental e pesquisa bibliográfica. O desenvolvimento da pesquisa se deu por etapas, não estanques, mas integradas. No primeiro momento foi realizado um levantamento dos estudos e pesquisas de mestrado e doutorado que abordam o mesmo tema ou temas correlatos. Em segundo momento a identificação dos cursos de Pedagogia da UNEB procurando estabelecer relações que caracterizam os diferentes projetos pedagógicos. Por fim, foi realizada análise documental dos fluxogramas em relação à temática ambiental. A partir dessas informações estabeleceram-se discussões acerca dos documentos e fundamentação teórica a respeito de cada aspecto destacado no sentido de compreender qual a função da Educação Ambiental na formação docente nos cursos de Pedagogia da UNEB. Os resultados da pesquisa servirão como base para intervenções na educação superior na perspectiva da consolidação da Política Nacional de Educação Ambiental prevista em lei. 

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Biografia do Autor

Vanessa Ribeiro dos Reis, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Mestra em Educação e Contemporaneidade (Educação, Gestão e Desenvolvimento Local Sustentável) -  Universidade do Estado da Bahia - (UNEB). Especialista em Metodologia para o Ensino Superior e EaD - Faculdade Educacional da Lapa (FAEL). Graduada em Biologia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

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Publicado

2017-06-06