TENDÊNCIAS TEMÁTICAS DE PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Revisão bibliométrica

Autores

  • Patrício Câmara Araújo IFMA

Resumo

Pesquisas sobre a formação de professores no Brasil são relevantes por possibilitarem uma visão ampla do cenário educacional, o qual apresenta os desafios da profissão docente. Além de possibilitarem informações sobre estratégias didático-metodológicas que promovam o desenvolvimento dos processos educacionais. Posto isto, o objetivo deste trabalho foi investigar as tendências temáticas de pesquisas sobre a formação de professores no Brasil. Para isso, foi desenvolvido um estudo de abordagem quantitativa de caráter exploratório a partir de uma pesquisa de revisão bibliométrica. O intuito foi compreender as tendências das pesquisas sobre a formação de professores noa Brasil, de forma analítica a partir de dados, de caráter quantitativo, sobre às tendências de pesquisas em educação, coletados por meio do Software VOSViewer, em e das redes bibliométrica e encontrados em sites de buscas como Scielo Brasil e LENS.Org. Como resultado, se identificou como principal tendência temática sobre a formação de professores, a qual foi a de uma formação docente ocupada com a política educacional, voltada para a área da matemática com foco nas ciências da saúde e na área da enfermagem.

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Publicado

2025-07-18

Como Citar

Câmara Araújo, P. (2025). TENDÊNCIAS TEMÁTICAS DE PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Revisão bibliométrica. Scientia: Revista Científica Multidisciplinar, 10(4), 149–173. Recuperado de https://revistas.uneb.br/scientia/article/view/24007