TENDÊNCIAS TEMÁTICAS DE PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Revisão bibliométrica
Resumo
Pesquisas sobre a formação de professores no Brasil são relevantes por possibilitarem uma visão ampla do cenário educacional, o qual apresenta os desafios da profissão docente. Além de possibilitarem informações sobre estratégias didático-metodológicas que promovam o desenvolvimento dos processos educacionais. Posto isto, o objetivo deste trabalho foi investigar as tendências temáticas de pesquisas sobre a formação de professores no Brasil. Para isso, foi desenvolvido um estudo de abordagem quantitativa de caráter exploratório a partir de uma pesquisa de revisão bibliométrica. O intuito foi compreender as tendências das pesquisas sobre a formação de professores noa Brasil, de forma analítica a partir de dados, de caráter quantitativo, sobre às tendências de pesquisas em educação, coletados por meio do Software VOSViewer, em e das redes bibliométrica e encontrados em sites de buscas como Scielo Brasil e LENS.Org. Como resultado, se identificou como principal tendência temática sobre a formação de professores, a qual foi a de uma formação docente ocupada com a política educacional, voltada para a área da matemática com foco nas ciências da saúde e na área da enfermagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Patrício Câmara Araújo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A partir da submissão entende-se como automática a cessão dos direitos autorais para a Revista, uma vez tendo sido aprovado e aceito para publicação.
From the submission is understood as automatic the assignment of copyrights to the Journal, once it has been approved and accepted for publication.