GERAÇÃO BETA E A EDUCAÇÃO MEDIADA PELA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Autores

Resumo

Este artigo tem como objetivo descrever as características da Geração Beta e suas implicações para a aprendizagem em um contexto amplamente dominado pela Inteligência Artificial (IA). A partir da questão norteadora: “como as características dessa geração influenciam as práticas educacionais em um cenário amplamente dominado pela IA?”, adotou-se uma abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica fundamentada nos estudos de McCrindle (2024) e análise das tendências educacionais emergentes. A metodologia incluiu a descrição das gerações anteriores e seus legados nos modelos de aprendizagem, evidenciando a evolução das práticas pedagógicas até a Geração Beta. Como principal evidência, destaca-se que a Geração Beta crescerá em uma sociedade onde a IA estará profundamente integrada à vida cotidiana, demandando práticas pedagógicas inovadoras, centradas em habilidades como criatividade, colaboração e resolução de problemas, para preparar os indivíduos para os desafios futuros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jean Carlos da Silva Monteiro, Universidade Federal do Maranhão

Mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão. Especialista em Comunicação, Cultura e Tecnologia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante. Especialista em Educação e Cultura pela Faculdade Conexão. Graduado em Comunicação Social (Jornalismo) pela Faculdade Estácio de São Luís. Graduado em Pedagogia pela Faculdade Única. Lidera o Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Cultura e Comunicação Multimídia. Sua experiência docente abrange desde a Educação Básica até o Ensino Superior, incluindo cursos de Jornalismo, Pedagogia e Pós-Graduação. Atuou como coordenador de alunos e professores, presidente de Comissão Permanente de Avaliação e membro de comissão do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes. Exerceu também funções como Jornalista e Assessor de Comunicação e Imprensa em empresas privadas e organizações públicas. Idealizou o projeto "Mestres da Escrita", que oferece orientação teórico-prática para aprimorar habilidades de escrita científica de estudantes e pesquisadores. Suas pesquisas foram financiadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão. É membro de Comissão de Pareceristas e de Corpo Editorial de revistas nacionais e internacionais. Autor e organizador de livros, artigos, estudos e pesquisas interdisciplinares nas áreas de Comunicação, Educação e Tecnologia, com foco em expressões e processos socioculturais: Cultura Digital e Tecnologias Emergentes; Cultura da Educação e Novas Metodologias; Cultura Midiática e Redes Sociais; Cultura Jornalística e Novas Narrativas. Lattes: lattes.cnpq.br/1339098378453005. Orcid: orcid.org/0000-0001-8025-3670. Academia.Edu: ufma.academia.edu/jeansmonteiro. ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Jean-Monteiro-2. LinkedIn: linkedin.com/in/jeansmonteiro. E-mail: falecomjeanmonteiro@gmail.com. WhatsApp: (98) 99127-7390.

Downloads

Publicado

2025-09-29

Como Citar

Monteiro, J. C. da S. (2025). GERAÇÃO BETA E A EDUCAÇÃO MEDIADA PELA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL. Scientia: Revista Científica Multidisciplinar, 10(4), 359–373. Recuperado de https://revistas.uneb.br/scientia/article/view/22971