Características clínicas, epidemiológicas e obstétricas de gestantes em idade jovem no interior do Ceará.
Resumo
A gravidez na adolescência pode ter um impacto significativo na vida da adolescente e leva a gestante a ter alterações biopsicossociais, as quais aumentam o risco de complicações para as puérperas e para o bebê. O objetivo geral do presente artigo foi delinear a caracterização do perfil clínico, epidemiológico e obstétrico em gestantes de idade jovem de uma Unidade Básica de Saúde no interior do Ceará. A pesquisa se deu por meio de um estudo retrospectivo, quantitativo, descritivo e documental e da coleta de dados primários, na maternidade filantrópica Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS), localizada no estado do Ceará. Foram examinados 525 registros médicos de puérperas de 2016 e 2017, dos quais 162 corresponderam a puérperas em idade jovem. A partir do levantamento de dados, foi possível caracterizar os aspectos clínicos, epidemiológicos e obstétricos em gestantes de idade jovem. De acordo com o estudo, 30,85% das gestantes examinadas eram jovens; com idades predominantemente de 12 e 18 anos; 53,7% possuem ensino até o Fundamental II, 66,11% têm companheiro; a cesárea foi o tipo de parto mais comum (53,7%). 61,11% das gestantes realizaram sete ou mais consultas pré-natais; 70,37% tem idade gestacional de 37 a 41 semanas. 74,07% dos recém-nascidos pesavam mais de 2.500g; cada intercorrência representou 1,85% dos casos; 9,25% dos partos tiveram episiotomia e cesariana eletiva foi a justificativa mais comum para a realização da cesariana. A partir do levantamento de dados, foi possível caracterizar os aspectos clínicos, epidemiológicos e obstétricos em gestantes de idade jovem.
Palavras-Chave: Adolescente, Gestantes e Pesquisa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Vanessa de Arêa Leão Ramos Oliveira, Lucas Lucas Lucena de Vasconcelos Rocha, Maria Auxiliadora Silva Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A partir da submissão entende-se como automática a cessão dos direitos autorais para a Revista, uma vez tendo sido aprovado e aceito para publicação.
From the submission is understood as automatic the assignment of copyrights to the Journal, once it has been approved and accepted for publication.