INFLUÊNCIAS DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO NA GESTÃO DAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE PÚBLICA BRASILEIRA
Resumo
As Teorias da Administração têm papel essencial nas organizações de trabalho. É preciso compreender o crescimento tanto nos conceitos quanto nas práticas administrativas, para utilizar corretamente seus recursos e atingir seus objetivos, bem como obter sucesso nas organizações de serviços. O presente estudo objetivou identificar as principais teorias da administração aplicadas na gestão de saúde pública e discutir seus impactos e benefícios. Esse trabalho contextualizará os principais benefícios da aplicação de teorias administrativas nas rotinas de trabalho das organizações de saúde pública nacional. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, de caráter qualitativo. Realizando uma breve contextualização sobre a influência das teorias administrativas na gestão de organizações de saúde pública do Brasil. Destacando as ações inovadoras na gestão e os benefícios para as organizações de saúde pública do brasil à luz das teorias estruturalista e das relações humanas. Ressaltando que o profissional gestor é caracterizado por alta interdependência e motiva todos os membros da sua equipe com o objetivo de maior eficiência e qualidade na assistência prestada. As organizações de serviço de saúde, assim como organizações de outras naturezas, sofrem influências das teorias gerais da administração em seu planejamento, organização, direção e controle das atividades diferenciadas pela divisão de trabalho que ocorram dentro de uma organização. Os estudos analisados nesta pesquisa possibilitaram avaliar as evidências disponíveis na literatura sobre as teorias administrativas nas instituições de saúde. Destacou que a maioria das publicações se expande no contexto brasileiro e que grande parte retrata as teorias administrativas; a de relações, a estruturalista e a comportamental, presentes nas instituições de saúde públicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Robson Pires Amorim, Tatiana Porto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A partir da submissão entende-se como automática a cessão dos direitos autorais para a Revista, uma vez tendo sido aprovado e aceito para publicação.
From the submission is understood as automatic the assignment of copyrights to the Journal, once it has been approved and accepted for publication.