EDUCAÇÃO CORPORATIVA

SUA IMPORTÂNCIA PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ORGANIZACIONAL NO SETOR PÚBLICO. UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DA UNICORREIOS – UNIVERSIDADE CORPORATIVA DOS CORREIOS.

Autores

  • Moises Ribeiro Uneb
  • REGINILDE MENDES UNEB
  • Márcia Mazza UNEB

Resumo

A Educação Corporativa desempenha um papel fundamental na formação da identidade organizacional, especialmente no setor público. Este estudo de caso se concentra na Universidade Corporativa dos Correios – Unicorreios, compreendendo sua importância para a construção da identidade organizacional através do plano de educação corporativa e do alinhamento estratégico da organização. A pesquisa examina como programas de Educação Corporativa influenciam a cultura organizacional, promovendo valores, conhecimentos e habilidades alinhados com às estratégias empresariais. Destaca-se a capacidade da Unicorreios em fortalecer a identidade dos empregados, promover o desenvolvimento profissional e aprimorar a eficácia operacional, utilizando-se de da educação a distância e tecnologias digitais como elementos catalisadores de práticas de ensino e aprendizagem. Além disso, evidencia-se como a Educação Corporativa contribui para a adaptação às mudanças, impulsiona a inovação e reforça o compromisso com os serviços públicos de qualidade. Os resultados deste estudo fornecem insights valiosos para gestores públicos e profissionais de RH sobre a relevância da Educação Corporativa na construção e sustentação da identidade organizacional no setor público. O trabalho considerou a contextualização da educação corporativa no setor público, e destacou a Unicorreios, como exemplo inspirador para o setor público pautado em um plano de educação corporativo holístico e comprometido com a eficácia operacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-10-01

Como Citar

Ribeiro, M., MENDES, R., & Mazza, M. (2025). EDUCAÇÃO CORPORATIVA: SUA IMPORTÂNCIA PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ORGANIZACIONAL NO SETOR PÚBLICO. UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DA UNICORREIOS – UNIVERSIDADE CORPORATIVA DOS CORREIOS. Scientia: Revista Científica Multidisciplinar, 10(4), 374–396. Recuperado de https://revistas.uneb.br/scientia/article/view/20742