EXPECTATIVAS E DESAFIOS DOS ALUNOS DE ADMINISTRAÇÃO DO DCH-I DA UNEB ORIUNDOS DE ESCOLAS PÚBLICAS: PROMOÇÃO DA TRANSIÇÃO ACADÊMICA, PERMANÊNCIA E CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA PROFISSIONAL (2016-2023)
Resumo
A hipercompetição contemporânea e a globalização desafiam as estratégias tradicionais de negócios, demandando profissionais altamente capacitados (Hitt, Ireland & Hoskisson, 2011). Em cenários de incerteza, gestores devem dominar a técnica e a política da administração para liderar equipes e recursos de forma eficaz (Andrade & Amboni, 2011). A pandemia acelerou transformações tecnológicas e comportamentais, tornando o domínio de novas ferramentas e a prática do trabalho híbrido essenciais (Almeida, 2023). No Brasil, o ensino superior passou por significativas transformações com o REUNI e a adoção de políticas de cotas, que democratizaram o acesso, mas revelaram assimetrias na adaptação de alunos de escolas públicas (Coulon, 2017). Este artigo investiga as ações afirmativas do curso de Administração do Campus I da UNEB para promover a permanência e sucesso de alunos oriundos de escolas públicas, considerando suas percepções sobre a eficácia dessas políticas. Os resultados indicam que, apesar dos avanços, ainda existem lacunas nos programas de assistência estudantil. Sugere-se que a UNEB intensifique seus programas de nivelamento acadêmico, orientação vocacional e psicossocial, além de criar espaços de acolhimento e diálogo. A partir da pesquisa realizada, levantou-se que o ensino superior público é fundamental para enfrentar as desigualdades sociais e econômicas, e que investimentos em políticas de assistência estudantil e revisões pedagógicas são essenciais para garantir equidade. A pesquisa justifica-se pela possibilidade de auxiliar na construção do conhecimento sobre as necessidades e expectativas dos alunos, contribuindo para a formulação de políticas públicas e estratégias institucionais mais eficazes.
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Copyright (c) 2025 Pedro Henrique Neves Eleutério Cerqueira dos Santos, Profº Ms Antônio Carlos Icó

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