ASSISTÊNCIA AO PRÉ NATAL: DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DA SIFILIS: UM ESTUDO TRANSVERSAL
Resumo
Introdução: A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST) também pode ser adquirida na gestação, considerando um grave problema de saúde pública, pelo fato de ser uma infecção que pode ser transmitida ao feto, e que vem a provocar múltiplos desfechos adversos durante a gravidez, tornando um risco de 4,5 vezes maior, quando comparados a gestantes de baixo risco. Objetivo: Identificar como estão sendo realizados os diagnósticos e os tratamentos ofertados a gestantes que possuem sífilis gestacional e o seu acompanhamento do pré-natal, na atenção primária de saúde do munícipio de Sobrado-PB. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal, exploratório e descritivo, realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de Sobrado-PB, foram eleitos como objeto de estudos os prontuários de mulheres gestantes que realizaram o pré-natal nas UBS neste município, incluídos os prontuários de gestantes que fizeram e obtiveram o resultado positivo do teste rápido para sífilis e/ou VDRL entre os anos de 2017 a junho de 2020 que estavam registrado no SINAN. A coleta de dado decorreu por meio de três questionários, sendo sociodemográficos, dados gineco-obstétricos e histórico da sífilis. Resultados: Maior parte das mulheres possuíam mais de 30 anos e em sua maioria já possuíam um filho, como também realizaram mais de 6 consultas pré-natais, e mais fizeram mais de uma vez o exame de VDRL. Discussão: É visto que o exame VDRL é mais utilizado, seguido do FTA-ABS, contudo a uma precaução diante desses mecanismos de diagnostico, já que por sua vez pode dar falso-positivo em casos de a gestante não ter realizado o tratamento corretamente. Além disso, o tratamento deve ser realizado tanto na gestante quanto no seu parceiro. Conclusão: Maior parte dos prontuários das gestantes da pesquisa fizeram o pré-natal de acordo como é preconizado pelo Ministério da Saúde, e seguindo o quadro de seguimento para diagnóstico e tratamento da sífilis, exceto pelo exame FTA-ABS, que mostrou um número baixo de realização.
Palavras-chave: Pré-Natal; Sífilis; Diagnóstico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Allanna Stephany Cordeiro de Oliveira, Weslley Barbosa Sales, Rayza Brenda Tomaz Barbosa da Silva, Allan Batista Silva, Shirley Antas de Lima, Janine Greyce Martins de França

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A partir da submissão entende-se como automática a cessão dos direitos autorais para a Revista, uma vez tendo sido aprovado e aceito para publicação.
From the submission is understood as automatic the assignment of copyrights to the Journal, once it has been approved and accepted for publication.