DESAFIOS NA ORGANIZAÇÃO DO CUIDADO ÀS MULHERES EM SITUAÇÃO DE RUA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15277598Palavras-chave:
Pessoas em situação de rua, Saúde da mulher, Assistência integral a saúdeResumo
Introdução: As mulheres em situação de rua são minorias entre as pessoas em situação de rua. Ser mulher e morar na rua amplifica estigmas sociais e acentua a violência de gênero, constituindo a rua um ambiente violador para as mulheres. Objetivo: refletir sobre os desafios e potencialidades na organização do cuidado à saúde da mulher em situação de rua sob a perspectiva de uma residente de medicina de família e comunidade inserida numa equipe de Consultório na Rua. Conclusão: O processo de construção do cuidado em saúde para as mulheres em situação de rua é desafiador para profissionais de saúde e usuárias, quer seja pela falta de políticas públicas que pensem em formas de ofertar e garantir cuidado de qualidade a essa parcela invisibilizada da população, ou pela falta de articulação da rede para promoção de saúde a essas mulheres, ou ainda pelo despreparo de instituições e profissionais de saúde na oferta de cuidado a essas mulheres. Nesse contexto, as equipes de consultório na rua são verdadeiras potências no cuidado a população em situação de rua atuando como porta de entrada para o acesso a ações e serviços públicos essenciais, porém são necessárias ações intersetoriais para resolução das demandas da população em situação de rua, especialmente considerando as questões de gênero que repercutem em inequidades.
Downloads
Referências
BRASIL. Casa Civil/Subchefia para Assuntos Jurídicos. Decreto nº 7.053 de 23 de dezembro de 2009.Institui a Política Nacional para a População em Situação de Rua e seu Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento, e dá outras providências. Diário Oficial da União [Internet].24, dez, 2009. p.16. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d7053.htm. Acessado em: 04 de janeiro de 2022
BRASIL. Ministério do desenvolvimento e Combate à fome. Rua: aprendendo a contar: Pesquisa Nacional sobre População em Situação de Rua. Brasília, DF; MDS. Secretaria de Avaliação e Gestão de Informação, Secretaria Nacional de Assistência Social [Internet] 2009, 240p. Disponível em: https://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/assistencia_social/Livros/Rua_aprendendo_a_contar.pdf. Acessado em: 04 de dezembro de 2021
RIOS, AG; SEIXAS, CT. CRUZ, KT. et al. A produção do comum como estratégia de cuidado para usuários complexos: uma cartografia com mulheres em situação de rua. [acesso 2021 15 dez] Rev.Ciênc. saúde coletiva 26, ago,2021. Disponível em: https://scielosp.org/article/csc/2021.v26n8/3077-3086
NARDES, S. GIONGO, CR. Mulheres em situação de rua: memórias, cotidiano e acesso às políticas públicas. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, 29(1), 2021. [Internet] [acesso em 2022 09 de mar] Disponível em: https://www.scielo.br/j/ref/a/ZR3svtmGxS4MzrRfMQw6TNt/?lang=pt&format=pdf
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 122, de 25 de janeiro de 2011.Define as diretrizes de organização e funcionamento das Equipes de Consultório na Rua. Diário Oficial da União [Internet], 26, jan, 2012. Seção 1. p.46. Disponível em: http://189.28.128.100/dab/docs/legislacao/portaria_122_25_01_2011.pdf.
LEAL, MH. DAMÁSIO, F. MACHADO, MPM, et al. Mulheres em situação de rua: uma análise das políticas públicas para as mulheres. In: Congresso Internacional Da Rede Unida, 14., 2020, [Internet] [acesso 2021 10 de dez] Niterói. Anais... Niterói: Rede Unida, 2020. 3 p. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/45048.
BASTOS, IPM. BERTONI, N (Org.) Pesquisa Nacional sobre o uso de crack: quem são os usuários de crack e/ou similares do Brasil? quantos são nas capitais brasileiras? [Internet] [acesso em 2022 04 Jan] Rio de Janeiro: ICICT, 2014. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/10019.
VILLA, EA. PEREIRA, MO. REINALDO, AMS, et al. Perfil sociodemográfico de mulheres em situação de rua e a vulnerabilidade para o uso de uso de substâncias psicoativas. Rev enferm UFPE on line. [acesso 2022 2 de mar] Recife, 11(Supl. 5):2122-31, maio, 2017.
BRASIL. Ministério do desenvolvimento e Combate à fome/Secretaria Nacional de Assistência Social.Nota Técnica conjunta MDS/MSaúde N° 001/2016. Diretrizes, Fluxo e Fluxograma para a atenção integral às mulheres e adolescentes em situação de rua e/ou usuárias de álcool e/ou crack/outras drogas e seus filhos recém-nascidos. Brasília, DF, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), pág. 18, 2016.
MUSSI, RFF. FLORES, FF. ALMEIDA, CB. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento. Revista práxis educacional v. 17, n. 48, p. 60-77, out./dez., 2021. [Internet] [acesso 2022 11 de mar] Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9010/6134.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Residência multiprofissional em saúde: experiências, avanços e desafios. Brasília: MS; 2006. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/residencia_multiprofissional.pdf
PINHEIRO, R. MATTOS, RA (orgs.). Cuidado: as fronteiras da integralidade. Hucitec-Abrasco, São Paulo-Rio de Janeiro, 2004, 320 p.
GUSSO, G. LOPES, JMC. Tratado de Medicina de Família e Comunidade – Princípios, Formação e Prática. Porto Alegre: ARTMED, 2 ed. 2018, 2342p.
SILVA, THC. JORDÃO, LR. FERREIRA, PL. A Invisibilidade das mulheres em situação de rua e a relativização dos seus direitos. Atâtôt- Revista de direitos humanos. [Internet] [acesso 2022 07 de mar] Anápolis-GO, v. 1, n. 2, p. 118-139, jul./dez., 2020. Disponível em: https://www.revista.ueg.br/index.php/atatot/article/view/10675.
ROCHA, APM. FREITAS, MYGS. CARVALHO, DO. et al. Processo de trabalho no cuidado em saúde às mulheres em situação de rua. Brazilian Journal of Development, [Internet] [acesso 2022 09 de mar] Curitiba, v.7, n.1, p. 8314-8324 Jan, 2021. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/23564.
SANTOS, GC. BAPTISTA, TWF. COSNTANTINO, P. “De quem é esse bebê?”: desafios para o direito à maternidade de mulheres em situação de rua. Cad. Saúde Pública 37 (5), 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/43W7b6cGCYqXXdHVYSMngPw/?format=pdf&lang=pt Acessado em: 15 de dezembro de 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Camila Silva Souza, Thamirys Regina Marinho Sousa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Práticas e Cuidado: Revista de Saúde Coletiva (PC-RESC) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da PC-RESC sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a PC-RESC como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.
Esta obra está licenciada com uma Licença