Desenvolvimento de site com inteligência artificial
uma experiência de pesquisa-formação na cibercultura
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.v10i00.26036Palavras-chave:
Inteligência Artificial, Dispositivo metodológico, Cibercultura, Pesquisa-formaçãoResumo
O artigo investiga como o uso da Inteligência Artificial (IA) no desenvolvimento de sites pode promover a formação crítica e reflexiva de estudantes do curso técnico integrado ao ensino médio, articulando a prática tecnológica com uma abordagem pedagógica crítica e humanizadora, fundamentada na pedagogia de Paulo Freire e no contexto da cibercultura. A metodologia proposta orienta os discentes no desenvolvimento de sites utilizando Inteligência Artificial, configurando um espaço formativo que integra teoria, prática e reflexão crítica, conforme os princípios da pesquisa-formação. A metodologia valorizou o diálogo libertador, a criticidade e a construção coletiva do conhecimento, estimulando a autonomia e a autoria dos estudantes em ambientes digitais. Os registros dos estudantes evidenciam apropriação técnica, sensibilidade ética e engajamento crítico, destacando a potencialidade do uso da IA como tecnologia pedagógica que transcende a mera instrumentalização tecnológica.
Downloads
Referências
ARDOINO, Jacques. Abordagem multirreferencial (plural) das situações educativas e formativas. In: BARBOSA, Joaquim Gonçalves (coord.). Multirreferencialidade nas ciências e na educação. São Carlos: EdUFSCar, 1998. p. 24-41.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da tolerância. São Paulo: Unesp, 2005.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho d’Água, 1993.
GIROUX, Henry A. Zombie Politics and Culture in the Age of Casino Capitalism. Berlin: Peter Lang, 2011.
IBM. O que é a IA generativa? IBM, [S. l.], 24 mar. 2024. Disponível em: https://www.ibm.com/br-pt/think/topics/generative-ai. Acesso em: 30 maio 2025.
JOSSO, Marie-Christine Experiências de vida e formação. Tradução de José Cláudino e Júlia Ferreira. São Paulo: Cortez, 2004.
LÉVY, Pierre. A emergência do cyberspace e as mutações culturais. In: PELLANDA, Nize Maria Campos; PELLANDA, Eduardo Campos (org.). Ciberespaço: um hipertexto com Pierre Lévy. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2000. p. 12-20.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999.
MACEDO, Roberto Sidnei. A pesquisa como heurística, ato de currículo e formação universitária: experiências transingulares com o método em Ciências de Educação. Campinas: Pontes Editores, 2020.
MORAIS, Joelson de Sousa; BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Pesquisa formação narrativa (auto) biográfica: da tessitura de fontes aos desafios da interpretação hermenêutica. Educar em Revista, Curitiba, v. 37, e75612, 2021. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75612. Acesso em: 8 jan. 2025.
NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, António (coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 13-33.
NÓVOA, António. Professores: imagens do presente futuro. Lisboa: Educa, 2009.
SANTOS, Edméa Oliveira dos. Educação online: cibercultura e pesquisa-formação na prática docente. 2005. 351 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2005.
SANTOS, Edméa. Pesquisa-formação na cibercultura. Teresina: EDUFPI, 2019.
SANTOS, Edméa; CHAGAS, Alexandre; BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista (org.). ChatGPT e educação na cibercultura: fundamentos e primeiras aproximações com inteligência artificial. São Luís: EDUFMA, 2024. v. 1.
TEMAS. Parlamento Europeu. O que é a inteligência artificial e como funciona? Parlamento Europeu, Lisboa, 2020. Disponível em: https://www.europarl.europa.eu/topics/pt/article/20200827STO85804/o-que-e-a-inteligencia-artificial-e-como-funciona. Acesso em: 8 jan. 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Jorcivan Ramos, Edméia Oliveira dos Santos (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, assumindo responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.



