VOZES E SILÊNCIOS: HOMOSSEXUALIDADE E O FAZER DOCENTE NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Identidade, Vozes e silenciamentos, Homossexualidade, Fazer DocenteResumo
Esta investigação interpreta as vozes e silenciamentos de professores de 9º Ano do Ensino Fundamental frente à homossexualidade no contexto escolar. Objetiva analisar possíveis vozes e silêncios materializados no agir docente de professores de 9º ano do Ensino Fundamental frente à homossexualidade na adolescência. Elege-se, como questões norteadoras: i) Como professores e colegas de classe lidam/agem com a questão da homossexualidade do/a aluno/a adolescente em sala de aula? ii) Como as vozes e os silêncios materializam o preconceito à homossexualidade? iii) Como se configura o fazer docente frente a essa realidade? Trata-se de uma investigação de cunho qualitativo, tendo por base a escuta discursiva e seu corpus de pesquisa constituído por três entrevistas individuais de professores e professoras