JOGOS COOPERATIVOS: CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A VALORIZAÇÃO DA AUTOESTIMA E REINTEGRAÇÃO DE DEPENDENTES QUÍMICOS
Palavras-chave:
Autoestima, Dependentes químicos, Jogos cooperativos, Reintegração, Vivência no estágio IResumo
Este artigo trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, que se originou a partir da vivência no estágio supervisionado desenvolvido no Centro de Tratamento Especializado em Saúde e Vida, espaço de tratamento e prevenção á dependência química. A pesquisa visa salientar em que medida jogos lúdicos e cooperativos pode contribuir na recuperação da autoestima e reintegração de dependentes químicos. Tivemos como sujeitos da pesquisa um quantitativo de 10 dependentes, na faixa etária de 18-60 anos. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, teve como instrumentos metodológicos a observação participante, entrevista semiestruturada e análise de documento. A partir dos resultados obtidos identificamos ser primordial o uso de jogos cooperativos para possibilitar a reinserção social.