JOGOS COOPERATIVOS: CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A VALORIZAÇÃO DA AUTOESTIMA E REINTEGRAÇÃO DE DEPENDENTES QUÍMICOS

Autores

  • Luciana Souza Moreira Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Thais Barbosa Fernandes Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Sandra Thomaz de Aquino Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Palavras-chave:

Autoestima, Dependentes químicos, Jogos cooperativos, Reintegração, Vivência no estágio I

Resumo

Este artigo trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, que se originou a partir da vivência no estágio supervisionado desenvolvido no Centro de Tratamento Especializado em Saúde e Vida, espaço de tratamento e prevenção á dependência química. A pesquisa visa salientar em que medida jogos lúdicos e cooperativos pode contribuir na recuperação da autoestima e reintegração de dependentes químicos. Tivemos como sujeitos da pesquisa um quantitativo de 10 dependentes, na faixa etária de 18-60 anos. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, teve como instrumentos metodológicos a observação participante, entrevista semiestruturada e análise de documento. A partir dos resultados obtidos identificamos ser primordial o uso de jogos cooperativos para possibilitar a reinserção social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-12-02

Como Citar

Moreira, L. S. ., Fernandes, T. B. ., & Aquino, S. T. de . (2022). JOGOS COOPERATIVOS: CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A VALORIZAÇÃO DA AUTOESTIMA E REINTEGRAÇÃO DE DEPENDENTES QUÍMICOS. Seminário Interdisciplinar Em Ensino, Extensão E Pesquisa, 5. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/sieep/article/view/15836