ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS UTILIZADAS NA SALA DE AULA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA AULA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU NA FACULDADE VALE DO GORUTUBA (FAVAG)
Palavras-chave:
Metodologia ativa, Vivência, Formação ContínuaResumo
Este trabalho relata a experiência vivenciada na aula de pós-graduação na Faculdade Vale do Gorutuba (FAVAG), ministrada pelo professor Fagner Marques, que trouxe para aula não apenas teoria e sim momentos de integração, aprendizado, inquietações, risos e oportunidade. Para tanto houve a aula prática sobre a estrutura e funcionamento da educação no Brasil. O relato fundamentou-se no referencial teórico-metodológico dos autores Kosik (1985) e Pimenta e Lima (2008). Como apuramento ficou evidente que o uso de metodologia ativa por meio de recursos metodológicos apropriados são facilitadoras no processo de ensino e aprendizagem. Em suma, é necessário que as aulas obtenham recursos apropriados e uma conduta totalmente extrovertida pelos professores.