RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO UTILIZANDO A MODELAGEM MATEMÁTICA

Autores

  • Tatiane Novais Brito Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Palavras-chave:

Educação do Campo, Modelagem Matemática, Contextualização, Conceitos Matemáticos, Desperdício

Resumo

O presente relato visa descrever um projeto realizado em uma escola do campo localizada em Ibiassucê-Ba envolvendo uma turma multisseriada de segundo e terceiro anos do Ensino Fundamental Anos Iniciais que tem como objetivo significar conceitos matemáticos e trabalhar questões a cerca do desperdício de alimento. O projeto se fundamentou em autores como Bassanezi (1994), Arroyo (2011), Caldart (2011), Molina (2011) entre outros que discutem aspectos da Modelagem Matemática e a importância de significar a educação do campo. Para realização do projeto definiu-se quatro etapas: familiarização e compreensão do tema, matematização da situação problema, interpretação dos resultados com discussões sobre o desperdício de alimento e de que forma isso impacta a vida em sociedade e a busca de soluções. Ao final da avaliação formativa demonstraram ter construído conhecimentos significativos em relação ao tratamento de informações e se colocaram enquanto sujeitos responsáveis por tomar atitudes que contribuam com o meio ambiente. É válido ressaltar que o projeto teve também como resultado uma significação para o município como um todo, pois após o seu relato no Prêmio Professores do Brasil foi nomeado como o melhor projeto do ciclo de alfabetização (1º ao 3º ano) do estado da Bahia e em seguida da Região Nordeste além de ter obtido uma viagem de imersão educacional e cultural ao Canadá onde foram identificados princípios comuns ao projeto como educação contextualizada, protagonismo dos alunos e respeito às diferentes identidades, isso assegura uma representatividade da escola do campo como um espaço rico de possibilidades para construção efetiva de conhecimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-11-28

Como Citar

Brito, T. N. . (2022). RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO UTILIZANDO A MODELAGEM MATEMÁTICA. Seminário Interdisciplinar Em Ensino, Extensão E Pesquisa, 5. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/sieep/article/view/15776