RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO UTILIZANDO A MODELAGEM MATEMÁTICA
Palavras-chave:
Educação do Campo, Modelagem Matemática, Contextualização, Conceitos Matemáticos, DesperdícioResumo
O presente relato visa descrever um projeto realizado em uma escola do campo localizada em Ibiassucê-Ba envolvendo uma turma multisseriada de segundo e terceiro anos do Ensino Fundamental Anos Iniciais que tem como objetivo significar conceitos matemáticos e trabalhar questões a cerca do desperdício de alimento. O projeto se fundamentou em autores como Bassanezi (1994), Arroyo (2011), Caldart (2011), Molina (2011) entre outros que discutem aspectos da Modelagem Matemática e a importância de significar a educação do campo. Para realização do projeto definiu-se quatro etapas: familiarização e compreensão do tema, matematização da situação problema, interpretação dos resultados com discussões sobre o desperdício de alimento e de que forma isso impacta a vida em sociedade e a busca de soluções. Ao final da avaliação formativa demonstraram ter construído conhecimentos significativos em relação ao tratamento de informações e se colocaram enquanto sujeitos responsáveis por tomar atitudes que contribuam com o meio ambiente. É válido ressaltar que o projeto teve também como resultado uma significação para o município como um todo, pois após o seu relato no Prêmio Professores do Brasil foi nomeado como o melhor projeto do ciclo de alfabetização (1º ao 3º ano) do estado da Bahia e em seguida da Região Nordeste além de ter obtido uma viagem de imersão educacional e cultural ao Canadá onde foram identificados princípios comuns ao projeto como educação contextualizada, protagonismo dos alunos e respeito às diferentes identidades, isso assegura uma representatividade da escola do campo como um espaço rico de possibilidades para construção efetiva de conhecimentos.