LITERATURA AFRO-BRASILEIRA PREENCHENDO ESPAÇOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM OFICINA APLICADA NO CEEP- CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM GESTÃO E NEGÓCIO LETICE OLIVEIRA MACIEL- NA TURMA DO 4º ANO TÉCNICO EM ENFERMAGEM
Palavras-chave:
Literatura afro-brasileira, Lei 10.639/03, Por um conceito de literatura afro-brasileira, PIBID, PixaimResumo
A literatura afro-brasileira vem conquistando espaço e fazendo-se presente como campo especifico de produção literária. Em decorrência, a partir da existência da lei 10.639/03, torna-se obrigatório o ensino de tal segmento da literatura no âmbito escolar, com finalidade de abarcar temáticas que não eram trabalhadas nesse espaço. Assim, o presente trabalho tem por objetivo relatar a experiência vivida na oficina do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência), subprojeto Literatura afro-brasileira e baiana, ministrada em junho de 2019 na sala do 4º ano Técnico de Enfermagem do CEEP (Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Negócio Letice Oliveira Maciel) a qual teve como referencial teórico o texto de Eduardo de Assis Duarte “Por um Conceito de literatura afro-brasileira” (2011) e o texto literário “Pixaim” (2011) de Cristiane Sobral. Os slides utilizados dispunham de conceitos e características de tal literatura, e para reforçá-los e exemplificá-los, foram utilizados poemas e textos impressos. Em seguida, os estudantes realizaram uma atividade, na qual foi proposto identificar os elementos que distinguem a literatura afro-brasileira das demais no texto “Pixaim” de Cristiane Sobral. Os resultados demonstram um feedback positivo por parte dos discentes a respeito das explicações e atividades realizadas, levando em conta, que a própria instituição possui um projeto de nome NovembrÁfrica, que aborda assuntos diretamente ligados à temática do PIBID, fortalecendo, assim, a participação dos estudantes nas oficinas aplicadas.