O FIO DA DOCÊNCIA NA LICENCIATURA EM LETRAS DO DCH VI/UNEB, CAETITÉ, BA: INDAGAÇÕES À LUZ DA RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 02/2015

Autores

  • Edson Santana Pessoa Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Ginaldo Cardoso de Araújo Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Palavras-chave:

Docência, Currículo, Resolução CNE 02/2015

Resumo

Este texto traz os resultados de uma pesquisa desenvolvida no Subprojeto de Iniciação Científica (IC Voluntário – 2018/2019), intitulada “O FIO DA DOCÊNCIA NA LICENCIATURA EM LETRAS DO DCH VI/UNEB, CAETITÉ, BA: indagações à luz da Resolução CNE/CP nº 02/2015”. A pesquisa objetivou analisar a concepção de docência que está evidenciada na organização curricular do curso de Letras Língua Portuguesa do Campus VI, UNEB/Caetité, confrontando-a com as orientações sobre o tema, contidas na Resolução CNE/CP nº 02/2015. Ancorado na abordagem de pesquisa qualitativa, a metodologia adotada fez uso da pesquisa bibliográfica e da análise documental. Os resultados demonstram que a organização curricular do Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa do Campus VI, Caetité, precisa avançar em direção ao que é proposto pelas novas Diretrizes Curriculares para a Formação Inicial dos Profissionais do Magistério, especialmente na concepção do termo docência. O Projeto do Curso de Letras investigado apresenta uma concepção de docência que direciona o fazer pedagógico por um especialista em Letras, munido dos conhecimentos específicos da área, mas não menciona outras dimensões da docência, como a gestão educacional e a diversidade, como orienta a Resolução nº 02/2015.

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Publicado

2022-11-25

Como Citar

Pessoa, E. S. ., & Araújo, G. C. de. (2022). O FIO DA DOCÊNCIA NA LICENCIATURA EM LETRAS DO DCH VI/UNEB, CAETITÉ, BA: INDAGAÇÕES À LUZ DA RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 02/2015. Seminário Interdisciplinar Em Ensino, Extensão E Pesquisa, 5. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/sieep/article/view/15708