TRABALHO DOCENTE NO CAMPO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA GESTÃO E DOS DOCENTES NO COLÉGIO MUNICIPAL EDVALDO BOAVENTURA NO MUNICÍPIO DE RIACHO DE SANTANA/BA
Palavras-chave:
Trabalho docente no campo, Condições precárias, Desvalorização profissionalResumo
O presente artigo foi fruto de uma pesquisa realizada com a gestão e os docentes do Colégio Municipal Edvaldo Boa Ventura - CMEB, que está situado na zona rural há aproximadamente 22 quilômetros da sede do município de Riacho de Santana, que fica localizado na Identidade do Território do Velho Chico na Bahia. O método adotado se deu através de questionário e também através de referenciais teóricos que dialogam com a temática. Os autores que discutem a gestão e trabalho docente no campo, destacamos para dar sustentação teórica as reflexões: Caldart (2012), Fernandes e Molina (2004), e Arroyo (2012). Às análises foram desenvolvidas a partir de Bardin (1977), é importante compreender o papel do gestor e as formas pedagógicas do trabalho docente nas escolas do campo