TRABALHO DOCENTE NO CAMPO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA GESTÃO E DOS DOCENTES NO COLÉGIO MUNICIPAL EDVALDO BOAVENTURA NO MUNICÍPIO DE RIACHO DE SANTANA/BA

Autores

  • Antônio Domingos Moreira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Arlete Ramos dos Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Maria das Graças Santos Ribeiro Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Cremeilda Moreira Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Palavras-chave:

Trabalho docente no campo, Condições precárias, Desvalorização profissional

Resumo

O presente artigo foi fruto de uma pesquisa realizada com a gestão e os docentes do Colégio Municipal Edvaldo Boa Ventura - CMEB, que está situado na zona rural há aproximadamente 22 quilômetros da sede do município de Riacho de Santana, que fica localizado na Identidade do Território do Velho Chico na Bahia. O método adotado se deu através de questionário e também através de referenciais teóricos que dialogam com a temática. Os autores que discutem a gestão e trabalho docente no campo, destacamos para dar sustentação teórica as reflexões: Caldart (2012), Fernandes e Molina (2004), e Arroyo (2012). Às análises foram desenvolvidas a partir de Bardin (1977), é importante compreender o papel do gestor e as formas pedagógicas do trabalho docente nas escolas do campo

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Publicado

2022-11-25

Como Citar

Moreira, A. D. ., Santos, A. R. dos ., Ribeiro, M. das G. S. ., & Santos, C. M. . (2022). TRABALHO DOCENTE NO CAMPO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA GESTÃO E DOS DOCENTES NO COLÉGIO MUNICIPAL EDVALDO BOAVENTURA NO MUNICÍPIO DE RIACHO DE SANTANA/BA. Seminário Interdisciplinar Em Ensino, Extensão E Pesquisa, 5. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/sieep/article/view/15706