RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ESPAÇO ESCOLAR

Autores

  • Sheilla Zillane Souza Almeida
  • Taniária Conceição dos Anjos

Resumo

Este estudo foi elaborado por meio da análise bibliográfica de livros pertinentes ao tema e da Lei 10.639/2003, mediante as discussões no curso de extensão “Estudos Africanos e Afro-brasileiros”. Apresenta um questionamento do papel social da escola de promover a educação antirracista e em contrapartida, as lacunas desse ensino, necessário em uma sociedade multiétnica e pluricultural amparado pela lei 10.639/2003 que visa a valorização da origem do povo brasileiro. Aborda a insuficiência na formação docente ao tratar de questões raciais, a superficialidade com que é a abordada esta lei e a posição conivente a conservação do preconceito da instituição escolar no combate a atitudes preconceituosas e discriminatórias, quando deveria agir decisivamente na desconstrução de um padrão tradicional de sociedade racista e protagonizar a inclusão e valorização do ser humano e suas especificidades.
Palavras-chave: Papel social. Escola. Étnico-racial. Diversidade. Igualdade.

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Publicado

2017-11-24

Como Citar

SOUZA ALMEIDA, S. Z.; CONCEIÇÃO DOS ANJOS, T. RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ESPAÇO ESCOLAR. Revista Coletivo SECONBA, [S. l.], v. 1, n. 1, 2017. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/seconba/article/view/4152. Acesso em: 22 dez. 2024.