Literatura Infantil Indígena: Práticas Pedagógicas Decoloniais nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Palavras-chave:
Literatura infantil indígena, Pedagogia decolonial, educação antiracistaResumo
Este artigo versa sobre a importância de práticas pedagógicas decoloniais que utilizam a literatura infantil indígena como forma de promover a valorização dos povos originários e o reconhecimento das diferenças étnico-raciais. Tem como objetivo apresentar as experiências com uma prática pedagógica a partir do projeto de intervenção “Literatura e Diversidade Cultural”. Desenvolvido com uma turma dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Dom Ricardo Josef Weberberger, no Município de Luís Eduardo Magalhães-BA. A fundamentação teórica está interligada aos postulados decoloniais, especialmente dos autores como Mignolo (2017), Quijano (2005), Walsh (2013), Gomes (2012), Candido (2011), Munduruku (2018, 2022) e Krenak (2020). Os resultados apontam o despertar da aprendizagem das crianças sobre as riquezas das culturas indígenas, da sua inter relações com a natureza e a formação de sujeitos. Em síntese, a alfabetização contextualizada a partir de práticas da cultura dos subalternizados é o caminho para a educação antirracista.
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