Literatura Infantil Indígena: Práticas Pedagógicas Decoloniais nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Autores

Palavras-chave:

Literatura infantil indígena, Pedagogia decolonial, educação antiracista

Resumo

Este artigo versa sobre a importância de práticas pedagógicas decoloniais que utilizam a literatura infantil indígena como forma de promover a valorização dos povos originários e o reconhecimento das diferenças étnico-raciais. Tem como objetivo apresentar as experiências com uma prática pedagógica a partir do projeto de intervenção “Literatura e Diversidade Cultural”. Desenvolvido com uma turma dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Dom Ricardo Josef Weberberger, no Município de Luís Eduardo Magalhães-BA. A fundamentação teórica está interligada aos postulados decoloniais, especialmente dos autores como Mignolo (2017), Quijano (2005), Walsh (2013), Gomes (2012), Candido (2011), Munduruku (2018, 2022) e Krenak (2020). Os resultados apontam o despertar da aprendizagem das crianças sobre as riquezas das culturas indígenas, da sua inter relações com a natureza e a formação de sujeitos. Em síntese, a alfabetização contextualizada a partir de práticas da cultura dos subalternizados é o caminho para a educação antirracista. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nozilma Leocádia Barbosa Magalhães, UFOB- UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA

Pedagoga, Mestra em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Oeste da Bahia (PPGE/UFOB), coordenadora pedagógica da Escola Municipal Dom Ricardo J. Weberberger de Luís Eduardo Magalhães-BA. nozilmanoza@gmail.com

Mailton Ferraz Miranda de Oliveira, Escola Municipal Dom Ricardo J. Weberberger

Pedagogo, Pós graduação em Neuropsicopedagogia, professor da Escola Municipal Dom Ricardo J. Weberberger de Luís Eduardo Magalhães-BA.

Valney Dias Rigonato, UFOB

Licenciado, mestre e doutor em Geografia pela Universidade Federal de Goiás, professor Adjunto do Curso de Geografia e do Programa de Pós Graduação em Ensino da Universidade Federal do Oeste da Bahia.  E-mail: valney.rigonato@ufob.edu.br

Referências

ARROYO, M. G. A pedagogia multirracial popular e o sistema escolar. In: GOMES, Nilma Lino (Org.). Um olhar além das fronteiras: educação e relações raciais. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. P. 111-130.

BRASIL. Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. Diário Oficial da União de 11 de março de 2008.

BRASIL. Parecer CNE/CEB Nº: 14/2015. Diretrizes Operacionais para a implementação da história e das culturas dos povos indígena na Educação Básica, em decorrência da Lei nº 11.645/2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=27591-pareceres-da-camara-de-educacao-basica-14-2015-pdf&category_slug=novembro-2015-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 25 fev 2024.

CANDIDO, Antônio. Vários escritos. 5. ed. Ouro sobre azul. Rio de Janeiro: 2011.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2021.

GOMES, N. L. Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos. Currículo sem Fronteiras, v.12, n.1, pp. 98-109, Jan/abr. 2012.

HAESBAERT, R. “Gaúchos” e Baianos no “Novo “Nordeste: entre a Globalização Econômica e a Reinvenção das Identidades Territoriais. In: CASTRO, I. E. DE; GOMES, P. C. DA; CORREA, R. L. BRASIL: questões atuais da regionalização do território. 5.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

KRENAK, Ailton. A vida não é útil. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

MIGNOLO, Walter D. Colonialidade: o lado mais escuro da modernidade. Introdução de The darker side of western modernity: global futures, decolonial options (Mignolo, 2011), traduzido por Marco Oliveira. Revista Brasileira de Ciências Sociais [online]. 2017, v. 32, n. 94. Disponível em: https://doi.org/10.17666/329402/2017 . Acesso em: 28 set 2024.

MUNDURUKU, Daniel. Escrita indígena: registro oralidade e literatura o reencontro da memória. In: DORRICO, Julie; DANNER, Leno Francisco; CORREIA, Heloisa Helena Siqueira; DANNER, Fernando (Orgs.) Literatura indígena brasileira contemporânea: criação, crítica e recepção [recurso eletrônico] Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2018.

MUNDURUKU, Daniel. Jenipapos: diálogos sobre viver [livro eletrônico] / organização Daniel Munduruku [et al.]; coordenação Isabella Rosado Nunes, Mauricio Negro; arte Mauricio Negro. -- Rio de Janeiro, RJ: Mina Comunicação e Arte, 2022.

QUIJANO, Aníbal. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. CLACSO - Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales. Buenos Aires, 2005. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4386378/mod_folder/content/0/Quijano%20Colonialidade%20do%20poder.pdf?forcedownload=1 . Acesso em: 20 set 2024.

WALSH, C. Lo pedagógico y lo decolonial: Entretejiendo caminos. In: WALSH, Catherine. Pedagogías decoloniales: Prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. Quito: Ediciones Abya-Yala, 2013.

Downloads

Publicado

2024-11-28

Como Citar

BARBOSA MAGALHÃES, N. L.; FERRAZ MIRANDA DE OLIVEIRA, M.; DIAS RIGONATO, V. Literatura Infantil Indígena: Práticas Pedagógicas Decoloniais nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Revista Coletivo SECONBA, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 25–39, 2024. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/seconba/article/view/22106. Acesso em: 4 dez. 2024.