O Racismo nas Entrelinhas: Análise Discursiva do Movimento "#Meu Racista Secreto" e suas Implicações no "X"

Autores

Palavras-chave:

Racismo, Letramento Racial, Sujeito Negro

Resumo

Este artigo utiliza a Análise do Discurso pecheutiana para investigar o movimento "Meu Racista Secreto" e suas implicações no combate ao racismo no Brasil, especialmente na rede social "X" (antigo Twitter). O estudo revela como a linguagem e a ideologia interagem na reprodução do racismo estrutural, enfatizando a racialização do sujeito negro e a naturalização de estereótipos. Analisando três Sequências Discursivas (SD), o trabalho explora como sujeitos posicionados dentro de formações ideológicas específicas negociam seus discursos, expondo a complexidade do racismo velado e suas justificativas, como a ideia de que cotas raciais são privilégios, sobre a construção dos padrões de beleza, e também sobre a falsa existência do racismo reverso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elky Matheus da Silva Nascimento , UNEB

Graduando em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Pesquisa e analisa discursos de ódio, de acolhimento, racistas e antirracistas, com foco nas dinâmicas das redes sociais, à luz da análise do discurso.

Referências

ALMEIDA, Silvio Luiz de. Racismo estrutural. São Paulo: Pólen, 2019.

BRANDÃO, H. N. Introdução à Análise do Discurso. 8º. Ed. São Paulo: Ed. da UNICAMP, 2002.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de discurso. Princípios & procedimentos. São Paulo: Pontes, 1999.

ORLANDI, Eni Pucccinelli. Discurso, imaginário social e conhecimento. Em Aberto, Brasília, ano 14, n. 61, jan./mar. 1994.

ORLANDI, Eni. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 4. ed. Campinas: Pontes, 2001.

FREITAS, Clara Maria; LIMA, Ricardo; COSTA, António; LUCENA FILHO, Ademar. O padrão de beleza corporal sobre o corpo femino mediante o IMC. São Paulo: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, 2010.

Downloads

Publicado

2024-11-28

Como Citar

DA SILVA NASCIMENTO , E. M. O Racismo nas Entrelinhas: Análise Discursiva do Movimento "#Meu Racista Secreto" e suas Implicações no "X". Revista Coletivo SECONBA, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 211–226, 2024. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/seconba/article/view/21810. Acesso em: 4 dez. 2024.