A Lei n° 11.645/2008 em Debate: Formação de Professores e a Presença do Indígena no Livro Didático "Formando Cidadãos"

Autores

Palavras-chave:

Educação das Relações Étnico-raciais , Livro didático, Educação, Indígena

Resumo

Os diversos caminhos que percorremos durante a realização deste estudo possibilitaram revisitar o passado a partir de inquietações no tempo presente. Esse diálogo se edifica a partir das reflexões realizadas com a experiência docente, no curso de formação de professores no Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, concomitantemente como aluna do Curso de Especialização em História e cultura dos povos indígenas. Muitas perguntas, questionamentos e indagações formaram uma teia para formular inúmeras questões sobre as narrativas e representações dos povos indígenas no espaço escolar e, sobretudo nos livros didáticos. Passagens, histórias, interrogações e, experiências misturam-se nas aulas ministradas para os futuros docentes que possibilitam entender as formas como as relações sociais, políticas, culturais e econômicas não são atribuídas nas narrativas que envolvem os referidos grupos étnicos, deslocando o lugar desses sujeitos como não possuidores de história. Como fontes nós analisamos a Lei 11.645/2008, sancionada em 10 de março de 2008 que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena nas redes de ensino públicas e privadas de todo o país e o livro didático de História “Formando Cidadãos”.

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Biografia do Autor

Rosely Tavares de Souza, Universidade Federal de Pernambuco

Professora Adjunta da Universidade Federal de Pernambuco. Doutora em História - UFPE. Mestre em História - UFPE. Especialista em Cultura e História dos Povos Indígenas - UFRPE e Licenciada em História - UFRPE. 

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Publicado

2024-11-28

Como Citar

TAVARES DE SOUZA, R. A Lei n° 11.645/2008 em Debate: Formação de Professores e a Presença do Indígena no Livro Didático "Formando Cidadãos". Revista Coletivo SECONBA, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 52–67, 2024. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/seconba/article/view/21003. Acesso em: 4 dez. 2024.