Automutilação e racismo no contexto escolar

Autores

  • Antonio Carlos Santos de Jesus Carlos Prefeitura de Ilhéus

Resumo

O presente estudo objetivou investigar as concepções acerca da automutilação em estudantes negros/as com idade entre 12 e 20 anos em turmas de 8º e 9º anos do ensino fundamental no Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne – IME, localizado no município de Ilhéus - Bahia. A conjectura que alicerçou essa pesquisa é de que a automutilação praticada pelos estudantes negros na referida instituição de ensino tem relação com o racismo social. É um trabalho descritivo, de caráter investigativo e de natureza qualitativa, e tem como objetivo geral identificar quais são os efeitos da discriminação racial na prática automutilatória dos estudantes negros. Pretendemos contribuir para conscientização dos agentes da escola e da sociedade para os perigos que a automutilação provoca nos adolescentes/estudantes negros.

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Publicado

2022-11-14

Como Citar

CARLOS, A. C. S. de J. Automutilação e racismo no contexto escolar. Revista Coletivo SECONBA, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 2–16, 2022. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/seconba/article/view/15356. Acesso em: 21 dez. 2024.