Automutilação e racismo no contexto escolar
Resumo
O presente estudo objetivou investigar as concepções acerca da automutilação em estudantes negros/as com idade entre 12 e 20 anos em turmas de 8º e 9º anos do ensino fundamental no Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne – IME, localizado no município de Ilhéus - Bahia. A conjectura que alicerçou essa pesquisa é de que a automutilação praticada pelos estudantes negros na referida instituição de ensino tem relação com o racismo social. É um trabalho descritivo, de caráter investigativo e de natureza qualitativa, e tem como objetivo geral identificar quais são os efeitos da discriminação racial na prática automutilatória dos estudantes negros. Pretendemos contribuir para conscientização dos agentes da escola e da sociedade para os perigos que a automutilação provoca nos adolescentes/estudantes negros.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.