Sobre a Revista

FOCO E ESCOPO
A Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos é um periódico semestral, temático, destina-se a divulgar a produção científica dos docentes, pesquisadores e estudantes das instituições envolvidas e das parcerias instituídas na área da EJA.

Pretende abranger as produções tanto nacionais, regionais como internacionais no campo da EJA, em nível de mestrado (acadêmico ou profissional), em nível de doutorado, pós-doutorado, como também o que é produzido na graduação e por professores da educação básica.
objetivos principais
  • Divulgar resultados de pesquisa científica no campo da EJA;
  • Mobilizar a circulação de estudos empreendidos sobre temáticas relacionadas com a EJA nas diversas instituições universitárias;
  • Criar um espaço de referência e de debate sobre temas discutidos correlacionados com a EJA;
  • Ampliar a produção de trabalhos científicos sobre temas pertinentes e atuais que estejam articulados com a educação e a EJA.
PÚBLICO-ALVO
A Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos encoraja a publicação de pesquisas científicas produzidas por Estudantes de pós-graduação, de graduação, professores e gestores da Educação Básica, pessoas envolvidas com movimentos sociais e ONGs voltados para a Educação de Jovens e Adultos.
AS POLÍTICAS DE PUBLICAÇÃO NA RIEJA
São consideradas no processo de avaliação, bem como os seguintes aspectos:
Relevância e originalidade.
Rigor, precisão e objetividade na escrita.
Clareza e pertinência do problema de pesquisa e dos objetivos.
Fundamentação teórica adequada ao tema.
Adequação do título ao conteúdo.
Estrutura coerente.
Clareza na metodologia.
Apresentação de resultados e discussão pertinente.
TIPOS DE PUBLICAÇÃO
A Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos publica Artigos de discussões teóricas, análises de conceitos, resultados de pesquisa; Resenhas: revisão crítica de publicação recente; Relatos de experiência: descrição de experiências significativas; Resumo: de teses e dissertações recentes.
PROCESSO DE AVALIAÇÃO POR PARES
A avaliação de cada artigo é feita por pares pelo método double blind peer review. Isto é, cada artigo é avaliado por dois pareceristas ad hoc externos, especialistas na área e com elevada experiência e titulação acadêmica. Cada artigo é avaliado sem a identificação de autoria dos avaliadores e dos seus autores (avaliação cega). Ao receber o artigo o Editor responsável encaminha para dois avaliadores ad hoc cadastrados na Equipe de Avaliadores da RIEJA. Os avaliadores possuem um tempo para manifestar disponibilidade ou indisponibilidade para avaliar o manuscrito e, caso tenham disponibilidade, dispõem de mais um prazo temporal para enviar o parecer conforme o formulário de avaliação da RIEJA.

Caso o avaliador não tenha disponibilidade, o Editor encaminha para um próximo avaliador até conseguir dois avaliadores disponíveis. As possibilidades de recomendações dos avaliadores são as seguintes: aceitável sem revisão; aceitável com alguma revisão; aceitável com ampla revisão; não aceitável (aceitável sem revisão implica na aprovação direta do manuscrito, sem necessidade de modificações e ajustes; aceitável com alguma revisão refere-se à aprovação do manuscrito, mas destacando necessidade de pequenos ajustes; aceitável com ampla revisão significa que o manuscrito pode ser publicado, mas carece de ajustes e modificações consideráveis no corpo do texto; não aceitável significa que o manuscrito não pode ser publicado). Após dois pareceres enviados ao Editor, caso ocorra divergências entre as recomendações (um aceitável e um não aceitável), o Editor envia o manuscrito para um terceiro avaliador ad hoc.

Após contar com os pareceres registrados no sistema, o Editor responsável toma uma decisão editorial. As possibilidades da decisão editorial são: Aceitar; Revisões Requeridas; Submeter a nova rodada; Rejeitar (Aceitar implica na aprovação direta do texto, sem necessidade de ajustes; Revisões Requeridas implica na necessidade de atendimento nas recomendações dos avaliadores ad hoc; Submeter a nova rodada significa que o texto não foi aprovado, mas pode ser aprovado após os ajustes e uma nova avaliação pelos menos avaliadores ad hoc da primeira rodada; Rejeitar implica na recusa e não aceitação do manuscrito para publicação na Revista). Após registar a decisão editorial o Editor responsável encaminha um e-mail para o autor principal do artigo informando a decisão e disponibilizando os pareceres dos avaliadores. Caso o manuscrito seja aceito, o(s) autor(es) tem/têm até mês um prazo de tempo para enviar, ao Editor, via sistema da Revista, a versão final do manuscrito com as recomendações dos avaliadores e demais documentações exigidas para publicação. Todo o processo de submissão, avaliação e comunicação dos artigos submetidos ocorre pelo sistema eletrônico da Revista (OJS).
PERIODICIDADE
A Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos é Semestral (junho e dezembro)
Taxas para submissão e publicação de textos (APC)
A Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos não cobra taxas (APCs) de submissão e tampouco para edição e publicação dos artigos.
POLÍTICA DE ACESSO LIVRE
A Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico e filosófico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Todo o conteúdo da revista segue a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)
Política de direitos autorais
A Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos permite que os autores mantenham seus direitos autorais sem restriçõesos nos artigos publicados.
POLÍTICA LIVRE DE PLÁGIO
NA Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos todos os artigos submetidos passam por softwares de anti-plágio para a detecção de plágio antes de ser encaminhado aos avaliadores. Os trabalhos que contiverem indícios de plágio ou autoplágio serão prontamente rejeitados e arquivados.
Política de auto-arquivo
A Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos permite o auto-arquivo em sites pessoais, repositórios institucionais, repositórios temáticos etc. O auto-arquivo ou depósito dos trabalhos pode ser feito no momento da publicação dos artigos. A versão do publicado pode ser usada para este depósito é a pós-impressão (versão editorial).
Apresentação da Revista Internacional
A temática da educação de jovens e adultos (EJA) vem-se configurando como pauta emergente no cenário do mundo contemporâneo, pressionada pelas demandas e necessidades de grupos sociais que compõem a sociedade mas que vivem em situações desfavoráveis, que clamam por melhores condições de vida, por acesso ao mundo do trabalho, pela garantia de direitos humanos fundamentais como é o direito à educação.

A educação de jovens e adultos vem sendo discutida mundialmente nas diversas Conferências Internacionais organizadas pela UNESCO, tendo sido a última realizada no Brasil, no estado do Pará, em 2009, a qual foi precedida por encontros estaduais (os ENEJAS), por encontros regionais (os EREJAS), por um encontro nacional com forte mobilização social dos movimentos sociais e dos Fóruns de EJA.

Apesar destas importantes discussões, poucas ações concretas vinham sendo realizadas, havendo um desprestígio por parte das universidades em pesquisar sobre a EJA.

Na contemporaneidade, a EJA vem-se transformando em um campo de investigação promissor, embora a publicação nesta área ainda seja muito tímida, vez que, somente em 1999, começou a compor um Grupo de Trabalho (GT) nas Reuniões Científicas da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação- ANPED, oportunizando, assim, a discussão de problemas e resultados de pesquisa trabalhados nos programas de pós-graduação no país.

A oferta de um curso de especialização em EJA e, posteriormente, a implantação do primeiro programa de pós-graduação em educação de jovens e adultos, em nível de Mestrado Profissional, em 2013, na Universidade do Estado da Bahia- UNEB, veio reverter esta situação, dando um grande impulso à produção qualificada e à investigação sobre temas pertinentes no campo da EJA.

Este programa vem promovendo encontros internacionais sobre alfabetização e educação de jovens e adultos, em parceria com diversas instituições nacionais e universidades estrangeiras, notadamente a Universidade do Minho e a de Coimbra, em Portugal, com a Universidade Autônoma de Barcelona e a Universidade de Barcelona, na Espanha, a Universidade de Rouen, na França, a Universidade do México. Em âmbito nacional, o programa vem desenvolvendo uma parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina e realiza intercâmbio com várias outras universidades nacionais e estrangeiras, compondo uma Rede de Pesquisa Internacional, registrada como BRASILUEJA.

Nestes encontros internacionais (designados como ALFAEEJA), promovidos anualmente pela Uneb, são produzidos Anais com os trabalhos científicos apresentados pelos participantes, são organizados Dossiês de revistas científicas e publicado livros com as conferências e palestras dos pesquisadores convidados.

Dada a situação atual, a criação de uma revista científica vem ao encontro desta necessidade de divulgar a produção, os resultados das investigações que vêm sendo empreendidas no âmbito deste programa e de outros programas de pós-graduação e os trabalhos científicos apresentados nos encontros nacionais, regionais e internacionais que o programa realiza e em outros que os docentes e discentes participam.
Histórico da RIEJA
A Revista RIEJA foi criada em 2017, no âmbito dos Encontros Internacionais de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos que aconteceram em Salvador (BA), Florianópolis (SC), Braga e Coimbra (Portugal). Ela é administrada conjuntamente pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC), Universidade do Minho (em Braga) e Universidade de Coimbra em Portugal. O periódico foi criado na intenção de incentivar, difundir e divulgar a produção científica de programas acadêmicos e profissionais que pesquisam sobre a EJA.

Foi escolhida, por unanimidade dos participantes dos encontros, a professora Tânia Regina Dantas para ser a Editora Chefe da Revista, por ser a principal autora na criação deste periódico e pela sua vasta experiência com editoração de periódicos a frente durante cinco anos da Revista da FAEEBA- Educação e Contemporaneidade (Qualis A2 na CAPES na área de educação).

A referida professora participou do Fórum Nacional de Editores de Periódicos na Área de Educação - FEPAE durante 4 anos, tendo sido a organizadora de um Encontro dos periodistas do Norte e Nordeste, com representantes de cada Região do Brasil, em 2014, promovido pela Universidade do Estado da Bahia.
Política de ética e boas práticas na publicação
A Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos tem compromisso com a ética na publicação e segue o orientado pelo Código de Conduta e Normas de Boas Práticas para Editores de Periódicos do Committee on Publication Ethics (COPE).

DEVERES DE AUTORES
  • Estabelecer consenso entre todos/as os/as coautores/as acerca da versão final do artigo submetido para avaliação; Nomear como autores exclusivamente a quem contribuiu de forma significativa para a concepção do projeto, da execução da interpretação dos e da redação do texto;
  • Não submeter o mesmo artigo simultaneamente a mais de um periódico;
  • Não fazer uso de dados forjados ou falsificados e declarações fraudulentas ou intencionalmente imprecisas, pois isso levará a Editoria a agir de acordo com os fluxogramas COPE.
  • Não fazer uso de ideias ou trabalho de outras pessoas sem lhes dar o devido crédito, sentença(s) de manuscrito de outra pessoa, ou mesmo de autoria própria, sem citação adequada. A Editoria da Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos utiliza ferramentas informatizadas para detecção de plágios e suspeitas de má conduta serão tratadas de acordo com os fluxogramas COPE.
  • Não ser redundantes nas publicações. Os revisores estão atentos à publicação do chamado "fatiamento salame" de publicações.
  • No caso de pesquisa com participantes humanos se faz necessário apresentar Protocolo de Aprovação de Comitê de Ética em Pesquisa.
  • Além disso, deve ser fornecida uma declaração escrita em papel timbrado da instituição (declarações separadas para autores de diferentes instituições) e assinada por todos os autores, afirmando que cada participante e/ou seus responsáveis legais foram informados sobre os objetivos, métodos, possíveis riscos e os benefícios previstos pelo estudo e sua publicação, bem como foi dado consentimento por escrito e assinado pelos participantes.
DEVERES DE AVALIADORES
  • Informar imediatamente a Editoria A Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos caso não se sintam qualificados para analisar a investigação descrita no artigo ou saibam que suas avaliações não poderão cumprir os prazos definidos, para que seja possível contatar avaliadores alternativos.
  • Não avaliar artigos em que tenham conflitos de interesse.
  • Emitir pareceres objetivos e construtivos, com considerações claras e cortês, com base em argumentos que possam sustenta-las, de modo sirvam aos autores para melhorarem seus artigos.
  • Avaliar os artigos unicamente com base no conteúdo destes e independentemente de quaisquer outros fatores, sem distinção de raça, idade, gênero, origem étnica, orientação sexual, deficiência, crença religiosa, nacionalidade, classe social dos/as autores/as.
  • Tratar todos os artigos recebidos no âmbito da arbitragem científica por pares como documentos confidenciais e manter em sigilo toda e qualquer informação privilegiada ou ideias obtidas através da arbitragem científica por pares, nunca as usando para proveito pessoal.
  • Informar imediatamente à Editoria da Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos caso detectem qualquer violação de ética.
DEVERES DE EDITORES
  • Assegurar que o processo de arbitragem científica dos manuscritos submetidos à A Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos seja anônimo, ocorra por pares duplo cego, justo e imparcial e que toda a informação relacionada a eles permaneça confidencial.
  • Garantir que todos os manuscritos sejam avaliados por dois pareceristas anônimos, doutores e com competência na área de pesquisa do trabalho, e livres de conflitos de interesses.
  • Orientar aos pareceristas que estejam atentos a questões éticas e possíveis incoerências teóricas e metodológicas.
  • Obter prova escrita de que toda a pesquisa foi aprovada por Comitê de Ética em Pesquisa e declarações assinadas por todos os autores de que obtiveram o consentimento dos participantes.
  • Fazer uso de ferramentas e métodos para detecção de texto plagiado quando suspeitas são levantadas.
  • Garantir que a aceitação ou rejeição de um manuscrito para publicação baseie-se apenas na importância, originalidade, clareza, validade e relevância para o escopo da Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos.
  • Oferecer garantias de mecanismos de apelação de autores contra decisões editoriais.
  • Monitorar o desempenho dos revisores e tomar medidas para garantir que seja adequado, bem como que o corpo de revisores expresse a qualidade da A Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos.
  • Convidar revisores conforme necessário, recorrendo a uma ampla gama de fontes para identificar revisores potenciais.
  • Em caso de suspeita ou alegação de falha de conduta, tanto com relação a trabalhos publicados quanto a ainda em avaliação, agir de acordo com os fluxogramas COPE.
  • Responsabilizar-se por tudo que é publicado na Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos e defender a liberdade de expressão e a valorização de princípios democráticos.