Educação multilíngue, internacionalização e formação docente

Entrevista com Kleber Aparecido da Silva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30620/pdi.v13n2.p285

Palavras-chave:

Entrevista, Kleber Aparecido da Silva, Docência

Resumo

Kleber Aparecido da Silva é licenciado em Língua Inglesa pela Universidade Federal de Ouro Preto. Mestre em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista...

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kleber Aparecido da Silva, Universidade de Brasília - UnB

Mestre em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista. Realizou seus estudos de pós-doutoramento em Linguística Aplicada pela UNICAMP; em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; em Linguística na Universidade Federal de Sana Catarina; e em Linguística Aplicada na Pennsylvania State University, USA. É pesquisador/professor do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília.

Maria de Fátima Berenice Cruz, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Profa. Dra. da Universidade do Estado da Bahia, membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural, Líder do Grupo de pesquisa GEREL, Pós-doutorado em Letras pela (UFS).

Eider Ferreira Santos, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Mestre em Crítica Cultural (UNEB), doutorando pelo Programa de Crítica Cultural da Universidade do Estado da Bahia.

Referências

BAGNO, M.; RANGEL, E. O. Tarefas da educação linguística no Brasil. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 5, n. 1, Belo Horizonte, 2005.

CANAGARAJAH, S. Translingual practice: global englishes and cosmopolitan relations. New York: Routledge, 2013.

CANAGARAJAH, S. Translingual practices and neoliberal policies: attitudes and strategies of African-skilled migrants in Anglophone work places. New York: Springer, 2017.

CANAL IFPE no Youtube. 1 Fórum de Internacionalização dos IFs do Nordeste – 24/09/2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=qPcfuFxrlM4&list=PLSvdu8acsShcLxhIc1zeXqa0Zr1fiYxyH&index=5&t=5078s. Acesso em: 28 mai. 2022.

COPE, B.; KALANTZIS, M. Introduction: Multiliteracies: the beginnings of an idea. In: COPE, B.; KALANTZIS, M. (Org.). Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. Taylor & Francis e-Library, p. 3-8, 2005.

COPE, B.; KALANTZIS, M. Multiliteracies: Literacy learning and the design of social futures. Psychology Press, 2000.

COPE, B.; KALANTZIS, M. Multiliteracies: New Literacies, New Learning, Pedagogies. International Journal, v. 4, n. 3, p. 164-195, 2009.

COPE, B.; KALANTZIS, M. Prefácio: Multiletramentos e mudanças social. In: JESUS, D. M.; CARBONIERI, D. (Org.). Práticas de Multiletramentos e Letramento Crítico: Outros sentidos para a sala de aula de línguas. Campinas, SP: Pontes, p. 7-12, 2016.

de WIT, H. Internationalisation of higher education, an introduction on the why, how and what. In: de WIT, H. An Introduction to Higher Education Internationalisation. Centre for Higher Education Internationalisation, Università Cattolica Del Sacro Cuore, Milan, Italy, p. 13-46, 2013.

de WIT, H. et al. (Eds.), Internationalisation of Higher Education. Brussels: European Parliament, Directorate General for Internal Policies, 2015. Disponível em: http://www.europarl.europa.eu/RegData/etudes/STUD/2015/540370/IPOL_STU(2015)5 40370_EN.pdf. Acesso em: 17 nov. 2019.

FINARDI, K. R.; MENDES, A. R. M; SILVA, K. A. Tensões e direções das internacionalizações no Brasil: entre competição e solidariedade. Archivos Analíticos de Políticas Educativas / Education Policy Analysis Archives, v. 30, p. 1-21, 2022. DOI: 10.14507/epaa.30.6823.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 11 ed., 1996.

FREIRE, P. Education for Critical Consciousness. New York: Continuum, 1973.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. 25ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2019 [1992].

KNIGHT, J. An internationalization model: meaning, rationales, approaches, and strategies. In: KNIGHT, J. Higher education in turmoil: the changing world of internationalization. Sense Publishers, Rotterdam / Taipei, p. 19-37, 2008.

NUNES, R. H.; SILVA, K. A. Políticas linguísticas e a Educação Profissional e Tecnológica: Língua Portuguesa e Educação Humanizadora. Revista da Anpoll, [S. l.], v. 52, n. 2, p. 157–177, 2021. DOI: 10.18309/ranpoll.v52i2.1561. Disponível em: https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/1561. Acesso em: 28 maio. 2022.

NUNES, Rosana Helena; Silva, Kleber Aparecido da. A internacionalização da língua portuguesa em tempos de crise do COVID-19: Educação e cenário globalizado. Linguagem & Ensino (UCPEL. Impresso), v. 24, p. 153-174, 2021. DOI: HTTPS://DOI.ORG/10.15210/RLE.V24I2.19266.

PEREIRA, L. S.; SILVA, K. A.; GUIMARÃES, R. M. Internacionalização da Educação como prática translingue: parâmetros e proposições para a formação crítica de professores de línguas. Revista X, v.15, n.1, p. 202-226, 2020.

PENNYCOOK, A. Lessons from colonial language policies. In: GONZÁLEZ, R. D. (Ed.). Language ideologies: critical perspectives on the official English movement, vol. 2: history, theory, and policy. Urbana, IL: National Council of Teachers of English; Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, p. 198-220, 2001.

PENNYCOOK, A.; MAKONI, S. Innovations and Challenges in Applied Linguistics from the Global South. Routledge: London and New York, 2019.

PESSOA, R. R. Conhecer como reconhecer: estudos na formação crítica de professoras/es de língua estrangeira. In: SILVA, K. A.; MASTRELA-DE-ANDRADE, M.; PEREIRA FILHO, C. A. (Orgs.). A formação de professores de línguas: políticas, projetos e parcerias. Campinas, SP: Pontes Editores, p. 127-149, 2015.

PESSOA, R. R.; SILVESTRE, V. P. V.; MONTE MÓR, W. (Orgs.). Perspectivas críticas de educação linguística no Brasil. São Paulo: Pá de Palavras, 2018.

PESSOA, R.; SILVA, K. A.; FREITAS, C. C. (2021). Praxiologias do Brasil Central sobre Educação Linguística Crítica. São Paulo: Pá de Palavras, 2021.

ROSA, T. A. B.; ARAUJO, M. C.; SILVA, K. A.; SOARES, V. A Língua Inglesa e a internacionalização do Ensino Superior: análise comparativa de duas instituições de países do BRICS. Revista Letras Raras, v. 11, p. 85, 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rlr.v1i1.2184.

SILVA, K. A.; DIAS, R. (Org.). A Rede Federal de Educação Profissional no Ensino Médio e a aprendizagem de inglês: visão geral e pedagogias vivenciadas. 1 ed. Campinas: Pontes Editores, 2020. 298p.

SLAVIERI, L. Internacionalização da Rede Federal: Integração, Engajamento, Efetividade: Alinhando nossas ações para os novos cenários. Palestra no I Fórum de Internacionalização dos IFs do Nordeste, 2021.

Publicado

2024-03-05

Como Citar

SILVA, K. A. da; CRUZ, M. de F. B.; SANTOS, E. F. Educação multilíngue, internacionalização e formação docente: Entrevista com Kleber Aparecido da Silva. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 13, n. 2, p. 285–300, 2024. DOI: 10.30620/pdi.v13n2.p285. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/v13n2p285. Acesso em: 28 mar. 2024.