Chamada para contribuições Volume 11, nº 2 - Memórias, narrativas e escritas de si nos processos identitários e formativos

2021-03-29

Revista Pontos de Interrogação: Revista de Crítica Cultural

Revista do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural da UNEB

Vol 11, n° 2, Jul./Dez. 2021

ISSN: 2237-9681

Novo Qualis: A4

Indexador: http://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint

 

 

NÚMERO TEMÁTICO:
Memórias, narrativas e escritas de si nos processos identitários e formativos

 

Equipe editorial
Profa. Dra. Áurea da Silva Pereira – (Pós-Crítica| UNEB)
Prof. Dr. Daniel Suarez (Universidade de Buenos Aires)
Profa. Dra. Danise Grangeiro – (Universidade Nacional de Rosário)
Profa. Dra. Jailma Pedreira Moreira (Pós-Crítica| UNEB)

A comissão editorial da revista eletrônica Pontos de Interrogação, do Programa de Pós-
Graduação em Crítica Cultural, do Campus II, da UNEB/Alagoinhas-Ba, comunica a todos que está recebendo, até o dia 31 de julho de 2021, contribuições acadêmicas originais (artigos, resenhas e entrevistas), em português, inglês, francês ou espanhol, para compor o v., nº., a ser publicado em novembro de 2021, que tem como tema Memórias, narrativas e escritas de si nos processos identitários e formativos.


Ementa: Percebemos na contemporaneidade um número mais acentuado de pesquisas que primam pelos estudos (auto) biográficos. Isso evidencia a importância da narrativa na constituição dos sujeitos e de um povo. Ao mesmo tempo, tais estudos também têm sinalizado a necessidade de uma problematização em torno de uma noção de sujeito, de identidade e de representação. Tudo isso reforça a significância de se promover reflexões que retomem memórias e documentos da cultura que nos possibilitem pensar os processos intersubjetivos, considerando os projetos de si, a relação entre saberes e poderes; ou seja, os contextos e agentes diversos que incidem nos processos formativos. Nesse sentido, buscamos acolher artigos científicos que discutam a relação entre narrativas, memórias e identidades, os processos formativos, os marcadores sociais que implicam nesse movimento de escrita e reescrita de si, como gênero, raça, classe, geração, entre outros. Assim, esperamos poder reunir reflexões sobre a temática proposta, ampliando vertentes, corpus e metodologias, de modo que nos permitam também observar as ciladas dos processos, as demandas e perspectivas no jogo, por vezes naturalizado, de lembrar e esquecer, de nos formarmos e sermos formados; sem desconsiderar, nesse teatro, o papel da narrativa, do trabalho com os signos na autorreflexão, na reinvenção de si, do outro e do mundo. Por fim, a título de sugestões, elencamos alguns pontos abaixo, que perpassam nossa proposta discursiva:

01 - Memória/esquecimento - Memória/identidade – Narrativas de si
02 - Experiências de vida e formação/ saberes pedagógicos/saberes experienciais
03 - Modos de recontar, modos reinventar-se
04 - Narrativas de si, considerando contextos e agentes diversos de formação
05 - Histórias de vida/documentação biográfica
06 - Reescrita de si e os marcadores sociais
07 - Narrativas autobiográficas como dispositivos de formação, aprendizagens e pesquisa
08 - Língua, linguagem e literatura: a (re)ficcionalização de si, a produção de narrativas e identidades
09 - A escrita de si no processo de formação docente e no cotidiano escolar

 

 

NÚMERO TEMÁTICO:
Memorias, narrativas y escrituras de sí en los procesos identitarios y formativos


Equipo editorial
Profa. Dra. Áurea da Silva Pereira – (Pós-Crítica| UNEB)
Prof. Dr. Daniel Suarez (Universidade de Buenos Aires)
Profa. Dra. Danise Grangeiro – (Universidade Nacional de Rosário)
Profa. Dra. Jailma Pedreira Moreira (Pós-Crítica| UNEB)

La comisión editorial de la revista electrónica Pontos de Interrogação, del Programa de Postgrado en Crítica Cultural, del Campus II, de la UNEB/Alagoinhas-Ba, comunica a todos que está recibiendo hasta el día 31 de julio de 2021, contribuciones académicas originales (artículos, reseñas y entrevistas), en portugués, inglés, francés y español, para formar parte del v., nº., a ser publicado en noviembre de 2021, que tiene como tema Memorias, narrativas y escritura de sí en los procesos identitarios y formativos.

Enmienda: Percibimos en la contemporaneidad un número más acentuado de investigaciones que priman los estudios (auto) biográficos, evidenciando la importancia de la narrativa en la constitución de los sujetos y de un pueblo. Esos estudios también han señalado la necesidad de una problematización acerca de la noción de sujeto, de identidad y de representación. Todo eso refuerza la significancia de promover reflexiones que retomen memorias y documentos de cultura que nos posibiliten pensar los procesos intersubjetivos, considerando los proyectos de sí y la relación entre saberes y poderes; o sea, los contextos y agentes diversos que inciden en los procesos formativos. En ese sentido, buscamos recibir artículos científicos que discutan la relación entre narrativas, memorias e identidades, los procesos formativos y los marcadores sociales que implican ese movimiento de escritura y reescritura de sí, como género, raza, clase, generación, entre otros. Así, esperamos poder reunir reflexiones sobre la temática propuesta, ampliando vertientes, corpus y metodologías, a modo que nos permita observar también las emboscadas y perspectivas en el juego, muchas veces naturalizadas, de acordarse y olvidarse, de formarnos y sernos formados; sin desconsiderar, en ese teatro, el rol de la narrativa, del trabajo con los signos en la autorreflexión, en la reinvención de sí, del otro y del mundo. Para finalizar, a título de sugerencias, dejamos algunos puntos abajo que apuntan para nuestra propuesta discursiva:

01 - Memoria/olvido - Memoria/identidad – Narrativas de sí
02 - Experiencias de vida y formación/ saberes pedagógicos/saberes experienciales
03 - Modos de recontar, modos de reinventarse
04 - Narrativas de sí, considerando contextos y agentes diversos de formación
05 - Historias de vida/documentación biográfica
06 - Reescritura de sí y los marcadores sociales
07 - Narrativas autobiográficas como dispositivos de formación, aprendizajes e investigación
08 - Lengua, lenguaje y literatura: la (re)ficcionalización de sí, la producción de narrativas e identidades
09 - La escritura de sí en el proceso de formación docente y en el cotidiano escolar

 

 

THEMATIC NUMBER:
Memories, narratives and Self writing in identity and formative processes.

 

Editorial team:
Dr. Áurea da Silva Pereira - (Post-Criticism | UNEB)
Prof. Dr. Daniel Suarez (Universidade de Buenos Aires)
Profa. Dra. Danise Grangeiro – (Universidade Nacional de Rosário)
Dr. Jailma Pedreira Moreira (Post-Criticism | UNEB)

The editorial committee of the electronic magazine ‘Pontos de Interrogação’, from the Graduation in Cultural Criticism, from Campus II, from UNEB / Alagoinhas-Ba, communicates that it is receiving, until July 31, 2021, original academic contributions (articles, reviews, and interviews), in Portuguese, English, French, or Spanish, to compose v., no., and to be published in November 2021, which has as its theme Memories, narratives and writings of itself in the identity and training processes.

Content: We perceive in contemporary times a more accentuated number of researches in (auto) biographical studies. This shows the importance of the narrative in the constitution of the individual and the people. At the same time, such studies have also shown the necessity of analyzing the meaning of an individual, identity and representation. All of this reinforces the significance of promoting reflections that return to memories and documents of culture that enable us to think about the intersubjective processes, considering the projects themselves and the relationship between knowledge and powers, which are the different contexts and agents that affect the formative processes. In this sense, we seek to welcome scientific articles that discuss the relationship between narratives, memories, and identities, the formative processes, the social markers that imply in this movement of self-writing and self-rewriting, such as gender, race, class, generation, and others. Thus, we hope to be able to gather reflections on the proposed theme, expanding aspects, corpus and methodologies, so that we can also observe the pitfalls of processes, demands and perspectives in the game sometimes naturalized - such as remembering and forgetting, forming, and being formed- without disregarding the role of the narratives, the role of working with signs in self-reflection and in the reinvention of oneself, the other, and the world. Finally, as a suggestion, we list some points below, which permeate our discursive proposal:

01 - Memory / forgetfulness - Memory / identity - Narratives of the self;
02 - Life experiences and training / pedagogical knowledge / experiential knowledge;
03 - Ways to retell, ways to reinvent yourself;
04 - Narratives of the self, considering contexts and diverse training agents;
05 - Life stories / biographical documentation;
06 - Rewriting yourself and social markers;
07 - Self biographical narratives as training, learning and research devices;
08 - Language, language and literature: the (re) fictionalization of the self, the production of narratives and identities;
09 - The writing of oneself in the teacher training process and in the school routine.

 

Cadastrem-se e acompanhem suas submissões: 

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