Modelo 5E e aprendizagem por descoberta

a luz e seus impactos na tecnologia cotidiana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.12212

Palavras-chave:

Aprendizagem ativa, Ensino por descoberta, Modelo de ensino 5E, Luz, Tecnologias

Resumo

A abordagem didática sobre a luz, no Ensino Médio, é usualmente realizada de maneira fragmentada e descontínua. Ela aparece em momentos curriculares distintos, como no estudo da óptica, da ondulatória, do eletromagnetismo, e, geralmente, não é reconhecida como fenômeno físico contemporâneo. Nesse sentido, com base em uma articulação entre a teoria psicológica de aprendizagem por descoberta, de Jerome Bruner, e a metodologia de ensino de ciências baseada na investigação na perspectiva 5E (Engage, Explore, Explain, Elaborate, Evaluate), este artigo discute a possiblidade de uma intervenção didática de quatro aulas, na qual o estudo da luz é usado como tema transversal, de modo que a óptica, a ondulatória, o eletromagnetismo, e algumas tecnologias modernas são apresentadas como temas-satélites em uma abordagem de ensino por descoberta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Ferreira Monteiro, Universidade de Brasília

Doutor em Física (UnB). Professor no Instituto de Física (UnB). E-mail: fmonteiro@unb.br.

Marcello Ferreira, Universidade de Brasília

Doutor em Educação em Ciências (UFRGS). Professor no Instituto de Física (UNB), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física. Brasil. E-mail: marcellof@unb.br.

Olavo Leopoldino da Silva Filho, Universidade de Brasília

Doutor em Física (UNB). Professor no Instituto de Física (UNB). E-mail: olavolsf@unb.br.

Wendell da Silva Cruzeiro, Centro de Ensino Médio (SEEDF) - Ceilândia/DF

Mestre em Física. Centro de Ensino Médio (SEEDF). Professor do ensino médio. E-mail: df.wendell@gmail.com.

Referências

AKMAN, B.; ÖZGÜL, S. G. Role of Play in Teaching Science in the Early Childhood Years. In: K., C. T.; M., S. Research in Early Childhood Science Education. Dordrecht: Springer, 2015. p. 237-258. Disponivel em: <https://doi.org/10.1007/978-94-017-9505-0_11>.

ARAUJO, R. F. G. A utilização de material paradidático no ensino dos conceitos iniciais de óptica geométrica. Brasília: Dissertação de mestrado, 2018.

BARBA. O que é o google cardboard. Nada mole vida geek, 2014. Disponivel em: <https://www.youtube.com/watch?v=iAVzPWq7KGA>. Acesso em: 01 junho 2021.

BRUNER, J. Uma nova teoria de aprendizagem. Rio de Janeiro: Edições Block, 1969.

BRUNER, J. O processo da educação. 2. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1972.

BRUNER, J. A cultura da educação. Porto Alegre: Artmed, 2001.

BULUNUZ, M. Teaching science through play in kindergarten: does integrated play and science instruction build understanding? European Early Childhood Education Research Journal, v. 21, n. 2, p. 226-249, 2013. Disponivel em: <https://doi.org/10.1080/1350293X.2013.789195>.

BYBEE, R. W. The BSCS SE Instructional Model: Personal Reflections and Contemporary. Science and Children, v. 51, n. 8, p. 10-13, 2014. Disponivel em: <https://newscenter.sdsu.edu/education/projectcore/files/05329-5E_instructional_Model_R_Bybee.pdf>.

BYBEE, R. W. et al. The BSCS SE lnstructional Model: Origins and Effectiveness. Colorado Springs: BSCS, 2006. 65 p. Disponivel em: <https://media.bscs.org/bscsmw/5es/bscs_5e_full_report.pdf>.

BYBEE, R. W.; LANDES, N. M. Science for Life & Living: An Elementary School Science Program from Biological Sciences Curriculum Study. The American Biology Teacher, v. 52, n. 2, p. 92-98, 1990. Disponivel em: <https://www.jstor.org/stable/4449042?seq=1>.

BYBEE, R. W.; LANDES, N. M. he BSCS 5E instructional model and 21ST century skills. Colorado: Colorado Springs, 2009. Disponivel em: <https://sites.nationalacademies.org/cs/groups/dbassesite/documents/webpage/dbasse_073327.pdf>.

COLOMBO, I. M.; ANJOS, D. A. S.; ANTUNES, J. R. Pesquisa translacional em ensino: uma aproximação. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. 3, n. 1, p. 51-70, 2019. Disponivel em: <https://doi.org/10.36524/profept.v3i1.377>.

FABRÍCIO. Como fazer um holograma caseiro. Canal XProjetos, 2018. Disponivel em: <https://www.youtube.com/watch?v=iM-dW7mNS1g>. Acesso em: 01 junho 2021.

GANO, S. Baby Groot - 3D Printing Time Lapse. Shawn Bano, 2017. Disponivel em: <https://www.youtube.com/watch?v=m_QhY1aABsE>. Acesso em: 1 junho 2021.

MELO, A. C. S. D.; CRUZ, F. F. D. S. O gênero histórico priorizado em textos didáticos de física: contribuições ou distorções para o estudo da natureza da luz. Anais do XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física – Curitiba – 2008. Curitiba: [s.n.]. 2008. p. 1-12.

MONTEIRO, F. F. Análise de uma experiência híbrida no ensino de Física 1. Pesquisa em Ensino de Física, v. 43, p. 1-10, 2021. Disponivel em: <https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2020-0315>.

MONTEIRO, F. F.; ALVES, C. B.; MELLO, B. A. Efeito da penalização em itens dicotômicos no ensino de Física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 40, n. 2, p. 1-8, 2018. Disponivel em: <http://dx.doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2017-0232>.

MOREIRA, M. A. Uma análise crítica do ensino de Física. Ensino de Ciências – Estudos Avançados, v. 94, n. 32, p. 73-80, 2018. Disponivel em: <https://doi.org/10.1590/s0103-40142018.3294.0006>.

RAFAEL. Impressão 3D - Como funciona uma impressora 3D e o que podemso fazer com ela? STEMbyme, 2016. Disponivel em: <https://www.youtube.com/watch?v=nEtvH5kjqdA>. Acesso em: 1 junho 2021.

SAÇKES, M. Kindergartners' Mental Models of the Day and Night Cycle: Implications for Instructional Practices in Early Childhood Classrooms. Educational Sciences: Theory and Practice, v. 15, n. 4, p. 997-1006, agosto 2015. Disponivel em: <https://eric.ed.gov/?id=EJ1100899>.

SARDA, G. Entenda como funciona a realidade virtual para smartphones. TecMundo, 2016. Disponivel em: <https://www.youtube.com/watch?v=osDyQMCAudo>. Acesso em: 1 junho 2021.

SCHIVANI, M.; SOUZA, G. F.; PEREIRA, E. Pirâmide "holográfica": erros conceituais e potencial didático. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 40, n. e2506, p. 1 a 10, 2018. ISSN 2.

TAVARES, R.; ALMEIDA, P. Metodologia Inquiry Based Science Education no 1.º e 2.º CEB com recurso a dispositivos móveis – uma revisão crítica de casos práticos. Educação, Formação & Tecnologias, v. 8, n. 1, p. 28-41, 2015. Disponivel em: <http://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/445/213>.

TENÓRIO, I. faça um mini bobina de tesla caseira. Manual do Mundo, 2021. Disponivel em: <https://www.youtube.com/watch?v=w2bZGKNwB4Y>. Acesso em: 01 junho 2021.

THENÓRIO, I. A terrivel gaiola de celular (experiência de Física). Manual do Mundo, 2014. Disponivel em: https://www.youtube.com/watch?v=CKk0yDRrpDA>. Acesso em: 01 junho 2021.

UNIVESP. Reflexão e refração de ondas numa cuba. Física Universitária, 2017. Disponivel em: <https://www.youtube.com/watch?v=sTwCP2VlP-c>. Acesso em: 01 junho 2021.

Downloads

Publicado

2021-07-14

Como Citar

MONTEIRO, F. F.; FERREIRA, M.; SILVA FILHO, O. L. da; CRUZEIRO, W. da S. Modelo 5E e aprendizagem por descoberta: a luz e seus impactos na tecnologia cotidiana. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 6, n. 2, p. 138–159, 2021. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.12212. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/12212. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático