Roberto Kanaane e Andrea Ribeiro
| Plurais Revista Multidisciplinar, v.6, n.2, p. 240-260, mai./ago. 2021
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• Região Administrativa de Sorocaba: Avaré, Botucatu, Cerqueira César, Cer-
quilho, Itapetininga, Itu, Mairinque, Piedade, São Manuel, São Roque, Soroca-
ba (3), Tatuí, Tietê, Votorantim;
• Região Administrativa de Campinas: Aguaí, Americana, Amparo, Araras,
Atibaia, Campinas (2), Campo Limpo Paulista, Casa Branca, Espírito Santo do
Pinhal, Hortolândia, Itapira, Itatiba, Jundiaí (2), Leme, Limeira, Mococa (2),
Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Monte Mor, Nova Odessa, Piracicaba, Pirassununga,
Rio Claro, Rio das Pedras, Santa Bárbara D’Oeste, São José do Rio Pardo, São
Pedro, Vargem Grande do Sul;
• Região Administrativa de Santos: Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá,
Peruíbe, Praia Grande, Santos (2), São Vicente, São José dos Campos;
• Região Administrativa de São José dos Campos: Caçapava, Cachoeira Pau-
lista, Caraguatatuba, Cruzeiro, Guaratinguetá, Jacareí, Lorena, Pindamonhanga-
ba, São José dos Campos, São Sebastião, Taubaté;
• Região Administrativa Metropolitana de São Paulo: Arujá, Barueri, Caiei-
ras, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Diadema, Embu das Artes, Ferraz de Vascon-
celos, Francisco Morato, Franco da Rocha, Itaquaquecetuba, Jandira, Mairiporã,
Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco (2), Poá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra,
Santa Isabel, Santana de Parnaíba (2), Santo André, São Bernardo, São Caetano
do Sul, São Paulo (44), Suzano.
A instituição no segundo semestre de 2018 possuía cerca de 208 mil alunos matriculados
nos cursos técnicos e técnico integrado ao médio. São 101 cursos presenciais, 5 semipresenciais,
4 cursos técnicos online, 3 na modalidade aberta, 31 cursos técnicos integrados ao Ensino Médio
e 6 cursos técnicos integrados ao Ensino Médio na modalidade EJA, bem como, a modalidade
de Ensino Médio com Habilitação Técnica Prossional (17 cursos) e o Ensino Médio com Qua-
licação Prossional (3 opções de cursos), conforme dados disponibilizados pela instituição.
Para atender a pessoa com deciência, em 2009 foi criada na instituição a Assessoria de
Inclusão da Pessoa com Deciência com a nalidade de preparar os gestores e professores sobre
as legislações vigentes para atender a demanda de alunos com deciência, além de treinamentos
e capacitações sobre Tecnologias Assistivas e Metodologias Diversicadas.
A Assessoria trabalha em colaboração com as unidades escolares para o atendimento a
pessoa com deciência e segundo o Sistema Integrado de Informações ao Cidadão conta com
o apoio da equipe gestora de cada unidade escolar, conforme abaixo.
Solicitação: Qual o tamanho da equipe destinada a atender o aluno com deciência?
Resposta: Prezado Cidadão, Este Serviço de Informações ao Cidadão - enviou sua so-
licitação à Assessoria de Inclusão da PcD que apresentou a seguinte manifestação:
“A equipe destinada a atender o aluno com deciência é composta pela equipe gestora
de cada Unidade Escolar e a Assessoria de Inclusão do Centro Paula Souza.”