Competências e habilidades do professor gestor: atribuições no modelo multicampi
124
Salvador, v.5, n.1 p.123-144, jan/abr. 2020
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO PROFESSOR GESTOR: atribuições no modelo multicampi
O artigo ocupa-se de evidenciar as habilidades pertinentes ao professor universitário que, ao longo da sua carreira,
ocupa posições administrativas na Instituição de Educação Superior (IES). O interesse pelo tema está no fato de
as autoras possuírem atuação na graduação, pós-graduação e extensão, e experiência em gestão universitária.
O tema tem sido bem aceito nas discussões referentes à gestão, considerando que há uma disponibilidade maior
de produções que versam sobre gestão escolar, o que evidencia a necessidade de se tratar o tema no universo da
educação superior e que permite problematizar: faz-se necessário um perl especíco de professor gestor para
atender ao modelo multicampia? A pesquisa delimita o professor gestor, em especial, o diretor de departamento
e toma como campo de estudo a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), fazendo, quando necessário, um
diálogo com outras IES baianas: Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade Estadual
do Sudoeste da Bahia (UESB) e Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). A opção por esta instituição
deve-se ao fato de, no conjunto, possuir natureza multicampi, em um total de vinte e quatro, enquanto a UESB
possui dois campis. O objetivo do artigo consiste em evidenciar que, mesmo com experiência no ensino, na
pesquisa e na extensão, é também exigido dos docentes o conhecimento da área administrativa que os habilite
para o exercício da gestão. A metodologia adotada é pesquisa de natureza descritiva e abordagem qualitativa
baseada em bibliograa, legislação e documentação pertinente ao funcionamento da IES. A pesquisa conclui
demostrando que, o fato de a UNEB ser de natureza multicampi, possui um modelo de gestão próprio, de forma
a atender a esta sua característica, o que implica no desenvolvimento de habilidades especícas para o professor
gestor com o propósito de promover o desenvolvimento das funções da universidade de forma ecaz e eciente.
Palavras chave: Gestão Universitária. Professor Gestor. Habilidades e Competências.
PROFESSOR MANAGER’S SILLS AND EXPERTISE: assignments at multi campi model
The article is about skills to the university professor who, throughout his career, occupies administrative positions
in the University. The interest in this subject goes in the fact that the authors have experience in education
and university management. The theme has been well accepted in the discussions regarding management,
considering there are articles that deal with school management, which highlights the need to discuss about
graduation education management. Thefore, our research problem is: is it necessary to have a specic managing
professor prole to attend a multi-campi University needs? The research delimits managing professor, especially
the departments manager of the Universidade do Estado da Bahia (UNEB), making, when necessary, a dialogue
with other State University, at Bahia: State Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade
Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) and Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). The option for this
institution is due to the fact that it multi-campus, in a total of twenty-four, while the UESB has two campuses. The
objective of the article is to show that, even with experience in teaching, research and extension, professors are
also required to have knowledge of administration that enables them to exercise management. The methodology
adopted is descriptive research and a qualitative approach based on bibliography, legislation and documentation
pertinent to the functioning of the University. The research conclusion shows as UNEB is multi-campus it has
its own management model in order to meet this characteristic. This implies the development of specic skills
for the managing professor with the purpose to get designed results in ongoing improvements effectively and
efciently.
Keywords: University Management. Managing Teacher. Skills and Competences.